Página  >  Edições  >  N.º 183

a Página

As Olimpíadas (as Para olimpíadas também) foram um show de tecnologias. Como Paulo Serralheiro havia anunciado na edição de agosto/setembro, a transmissão de todos os eventos, com câmeras que captavam diferentes ângulos, levou os Jogos de Pequim para o mundo de forma mais "viva" do que até então.

Raquel Goulart Barreto





editorial

O Governo do Partido Socialista teria decidido atacar os direitos profissionais e sociais dos trabalhadores e apoiar descaradamente os interesses mais cegos do capital, se o clima internacional, e o nacional, não estivessem contaminados pelo espírito do neoliberalismo e pela bebedeira da especulação e do lucro a qualquer preço? Estou convencido que não. Ora isso quer dizer que a política de Sócrates & companhia não assenta em convicções estruturadas, mas é apenas um mimetismo do poder dominante. Coisa fraca que muda ao sabor da direcção dos ventos que sopram.

José Paulo Serralheiro





A Rússia pediu que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, seja investigado por ter assinado um acordo que reconhece a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) como uma "organização de manutenção da paz", afirmou o embaixador russo na aliança, numa entrevista que deu em 18 de Outubro.

AFP





Os Jogos Olímpicos são o maior espectáculo à escala do Planeta, por isso, todos os países do mundo, sem excepção, sonham com medalhas. Em consequência, as previsões são o mais natural. Desde que o homem se conhece a si próprio, a fim de tentar controlar o futuro, faz previsões e, depois, deseja que elas venham acontecer. O problema é que transformar o entusiasmo dos desejos na realidade das previsões, sem os pés bem assentes na terra, é uma espécie de jogo da roleta russa.

Gustavo Pires





O ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari recebeu em 10 de Outubro o Prémio Nobel da Paz 2008 pelas suas múltiplas mediações em vários continentes durante os últimos 30 anos e apesar de um fracasso notável no Kosovo.

AFP





Ao longo das duas últimas décadas, em diferentes geografias sócio-educativas, a agenda avaliativa foi catapultada para o centro das prioridades políticas, tendo-se transformado numa espécie de amuleto capaz de esconjurar a crise que (de modo recorrente) ameaça carcomer os sistemas educativos. Se, como observou Dias Sobrinho (2000: 184), "a década de noventa foi chamada a década da avaliação", a década em curso ficará muito provavelmente conhecida como a década da obsessão avaliativa.

Virgínio Isidro Martins de Sá





Mais de quatrocentos voluntários e apoios de empresas e universidades ajudam a manter um projecto que merece ser dado a conhecer. Sempre que posso, volto àquele hospital de crianças, porque sempre aprendo algo por lá. A professora está sentada ao lado da cama. Lê um livro para uma criança recentemente operada. Enquanto os enfermeiros mudam o penso, a professora afaga os cabelos da chorosa criança.

José Pacheco





A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, enviou ao Parlamento um projecto de lei para eliminar o sistema de previdência privada, ameaçado de quebra. Com isso, a Argentina volta a nacionalizar todas as aposentações, actuais e futuras, numa reforma que a oposição critica acusando o Estado de confiscar fundos de 30 mil milhões de dólares [c. de 23,6 mil milhões de euros].

AFP





Em pequenos textos que publiquei nesta rubrica do A Página da Educação, voltei meu olhar para alguns ângulos da conexão entre a educação e a cultura do consumo. Escrevi um pouco sobre a mercantilização da escola, sobre a invasão da cultura do consumo na vida das crianças e sobre a transformação do "outro" em mercadoria. No texto de hoje, retomo esse tema instigada por livro recente de Zygmunt Bauman.

Marisa Vorraber Costa





O escritor francês Jean-Marie Gustave Le Clézio recebeu no dia 9 de Outubro o Prémio Nobel de Literatura pela sua obra marcada pela paixão por viagens, o exílio e a nostalgia dos mundos primitivos.

José Paulo Serralheiro





O nível das fugas de capital fora da Rússia no contexto actual da crise financeira está a alcançar proporções preocupantes, declarou um alto responsável do governo, em meados de Outubro.

AFP





O currículo "coerente" é aquele que permanece uno, que faz sentido como um todo e cujas peças, quaisquer que sejam, estão unidas e ligadas pelo sentido da totalidade (Beane, J., 2000).

Carlos Cardoso





Analistas de um banco suíço ? o UBS ? falam em "quebra de desempenho" nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia e consideram inevitável uma recessão mundial, mais forte nos Estados Unidos mas também prolongada na Europa e na Ásia. Naquela linguagem eufemística do meio, diz-se que a economia americana deve registar no decorrer do segundo semestre, uma quebra de desempenho " que deverá durar quatro trimestres pelo menos", e que terá réplicas na Europa

Júlio Roldão





A 13 de Agosto de 2008 a minha amiga Jackie Kirk foi assinada por militantes Taliban no Afeganistão, juntamente com outros três trabalhadores da International Rescue Committee (IRC), uma ONG sedeada nos Estados Unidos que trabalha sobre as questões dos refugiados e grupos de pessoas em migração interna. Foram atacados enquanto viajavam em direcção a Kabul num carro claramente identificado como sendo da IRC. Jackie era uma especialista em género, educação e conflito e trabalhava simultaneamente como académica e como consultora da IRC.

Mário Novelli

 





O meu desejo é que 8 de Novembro seja uma grande manifestação. Ao lado de todos os sindicatos e ao lado de todos os movimentos que saibam reconhecer o chão que pisamos.

Rafael Tormenta





O novo Prémio Nobel de Economia, o norte-americano Paul Krugman, afirmou que as relações entre o seu país e a América Latina mudarão se o candidato democrata, Barack Obama, chegar à Casa Branca, segundo uma entrevista concedida em 19 de Outubro ao jornal chileno «La Tercera».

AFP





Todas las democracias modernas han hecho de los Derechos Humanos un soporte clave para la convivencia; o, si se prefiere, como diría Rawls, la condición necesaria de cualquier sistema decente de cooperación social al que animen principios, normas y valores que profundicen en la dignidad de las personas con criterios de justicia, libertad e igualdad. Los Derechos, en este sentido, son mucho más que un conjunto de preceptos individuales mediante los que se ampara protege y favorece la autonomía e independencia de los sujetos, al prolongar sus consecuencias prácticas al conjunto de la sociedad y a sus modos de articular la vida en común.

José Antonio Caride Gómez





Para quem não se lembra, o personagem Indiana Jones é conhecido no lugar onde ganha o ordenado por Professor Jones. É professor de Arqueologia numa austera e formal escola britânica e usa laço e fato completo quando dá aulas.

David Rodrigues









O ritualizado início do ano lectivo, só por si, tem a garantia de acontecimento noticioso: os membros do governo desdobram-se em visitas às escolas (e os jornalistas atrás deles) durante a primeira semana de aulas no mês de Setembro, mostrando o "oásis educativo" nacional.

Luís Souta





A crise financeira trouxe para a mesa de discussões as ideias do economista britânico John Maynard Keynes - como a necessidade de uma regulação dos mercados e das políticas de reactivação de investimentos e de grandes obras públicas - que vinham sendo condenadas pelos gurus do neoliberalismo desde os anos 80.

AFP





Modelos que posam nuas para pintores, ou escultores, estão mais preocupadas com não perder a postura do que com tirar a roupa, revela um estudo divulgado pela Universidade da Florida (UF).

AFP





Oliver Stone é, sem dúvida, o mais controverso realizador dos realizadores de Hollywood da actualidade e um dos poucos que fez filmes consistentes sobre temas políticos.

Paulo Teixeira de Sousa

 





As impressões digitais correspondem às marcas deixadas em superfícies pelas cristas dermopapilares existentes nas polpas dos dedos das mãos. Estas elevações cutâneas surgem no período fetal, por volta do sexto mês de gestação, permanecendo praticamente inalteradas durante toda a vida.

Visionarium





Uma vez por ano lá temos a oportunidade de regressar ao tema do Prémio Nobel. O Prémio Nobel é o que é, rodeado pelas mesmas disputas e controvérsias que existem em torno de todas as escolhas em que os concorrentes não correram numa pista lado a lado. Não obstante, é um facto que na área das ciências o prémio Nobel consegue assinalar algumas das descobertas científicas que mais impacto causaram.

Margarida Gama Carvalho





A taxa de suicídios está em alta nos Estados Unidos, pela primeira vez em 10 anos. O aumento verifica-se entre as pessoas brancas de idade compreendida entre os 40 e os 64 anos e principalmente entre as mulheres, segundo um estudo divulgado em Outubro.

AFP





Quando, em meados de 2009, a campanha eleitoral arrancar de facto, vamos ouvir falar, e muito, do «Magalhães», o pequeno computador português que as crianças do 1º CEB vão começar a usar. A medida é de tal modo intocável que parece não admitir objecções ou críticas. Neste sentido, o «Magalhães» é um trunfo eleitoral do Partido Socialista.

Ariana Cosme
Rui Trindade





Deixemos, contudo, aqui, a última palavra ao tradicionalista, ao ortodoxo. O crítico, o professor comunicólogo terá a palavra mais vezes, aqui, quiçá.

Ana Vieira
Ricardo Vieira





Estão abertas as inscrições para audições de selecção de cantores para o Coro Casa da Música.

Redaçao





O estudo, em desenvolvimento, surgiu nas aulas do grupo de pesquisa na UFF, onde discutíamos algumas ausências no cotidiano escolar. Dentre as ausências educacionais, que são inúmeras, lembro-me do debate a respeito do saber ouvir as experiências dos alunos, incentivá-los a narrar suas experiências, aprofundando os processos de interação grupal. A partir dos debates no grupo procurei aproximar a discussão ao tema da minha pesquisa sobre educação prisional.

Priscila Ribeiro Gomes





Um tribunal federal de apelação dos Estados Unidos bloqueou a libertação de 17 chineses muçulmanos da etnia uigur da prisão de Guantánamo até novas audiências judiciais em Novembro.

AFP





A Espanha precisou de mais de 30 anos de democracia para romper o "pacto de silêncio" estabelecido depois da morte de Franco pelos inimigos da Guerra Civil, que, deste modo, pretendiam contribuir para a reconciliação nacional.

AFP





A escolha por construir uma escola-outra, cujo projeto político-pedagógico esteja amparado por princípios de liberdade e de reconhecimento da pluralidade social, não é uma decisão fácil, porque nos exige pensar nas relações que estabelecemos na diferença e nas atitudes que tomamos frente a ela.

Angela Chades





No início de uma experiência docente em ensino online não haverá espaço para grande criatividade. Será então recomendável seguir o mais rigorosamente possível, sem grande inovação e criatividade o modelo proposto por o modelo pedagógico adoptado (ex. modelo pedagógico da Universidade Aberta) ou as boas práticas desenvolvidas por professores mais experientes. O e-learning "é ainda fluido e em estado de mudança" assim os modelos ou as boas práticas poderão servir de âncora a que o professor se possa agarrar e, de algum modo, fundamentar ou firmar a sua prática.

José da Silva Ribeiro





As propostas para combater as alterações climáticas continuam a encontrar fortes resistências. Estas vêm de todos aqueles para quem o lucro imediato continua a ser mais importante do que o futuro do planeta e das gerações futuras. Uma das últimas manifestações de feroz resistência veio do actual governo italiano presidido por Berlusconi.

AFP





O mais recente relatório da Organização Internacional do Trabalho considera que a globalização económica não está a beneficiar a maioria dos trabalhadores. Num mercado de trabalho caracterizado pelo aumento das relações informais de trabalho a OIT afirma que as desigualdades de rendimento têm aumentado em todo o mundo ao longo dos últimos vinte anos.

Ricardo Jorge Costa





O trabalho prático, este ano, constitui mais um passo nas preocupações pedagógicas que a cadeira de ecologia urbana vem promovendo. 
Desde há vários anos, conforme se pode verificar através das sucessivas contribuições na Anuária e no jornal A Página da Educação, tenho promovido uma focagem ecológica através de propostas concretas. Temos feito uma abordagem mais centrada sobre a cidade do Porto.

Jacinto Rodrigues





Vítor Oliveira Jorge

Nascido em Lisboa a Janeiro de 1948, Vítor Oliveira Jorge licencia-se em História pela Faculdade de Letras de Lisboa decorria o ano de 1972. No ano seguinte viria a tornar-se professor assistente dos Cursos de Letras da Universidade de Luanda, lugar que ocupou até Setembro de 1974, tendo, após o seu regresso a Portugal, ocupado este mesmo cargo na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) até 1982. Nesse ano doutorou-se em Pré-História e Arqueologia nesta faculdade, prova na qual obteve a classificação máxima. Em 1984 torna-se professor associado da FLUP, e seis anos depois, em 1990, toma posse como professor catedrático. 
No âmbito da sua actividade docente, foi durante vários anos coordenador do mestrado de Arqueologia da FLUP, desde a sua fundação, no ano lectivo de 1989/90, naquela que constituiu a primeira formação autónoma nesta área em Portugal. Foi também presidente do conselho directivo da FLUP entre Dezembro de 1994 e Dezembro de 1995. Ainda nesse ano, e até Setembro de 1996, presidiria à Comissão Instaladora do Instituto Português de Arqueologia, organismo tutelado pelo Ministério da Cultura. 
Tem presidido à direcção da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia ao longo de diversos mandatos, e em 1997 fundou, no Porto, juntamente com outros colegas, a Associação para o Desenvolvimento da Cooperação em Arqueologia Peninsular, a cuja direcção preside também actualmente. Arqueólogo, poeta e ensaísta, Vítor Oliveira Jorge publicou cerca de 300 trabalhos científicos e de divulgação e várias dezenas de livros. É colaborador regular deste jornal desde 2006, assinando a rubrica "Consumir-se e Consumar-se no Consumo".

Ricardo Jorge Costa





Durante a campanha eleitoral nos Estados Unidos proliferaram nos canais de televisão, internet, cinema e lançamentos de DVDs documentários e filmes denunciando injustiças em votações que envolvem a Casa Branca.

José Paulo Serralheiro
AFP





O magistrado italiano Giancarlo Capaldo intimou 34 ex-militares e civis uruguaios envolvidos em casos de desaparecimento de cidadãos de nacionalidade italiana durante o Plano Condor.

AFP





Uma nacionalização criticada na Argentina, ataques às moedas do Leste Europeu, pânico nos mercados russos: a ilusão dos países emergentes em relação ao seu progresso económico pode cair por terra e privar de vez os mercados de um dos seus apoios mais seguros dos últimos anos. 
"Nenhuma região está imune" à crise mundial, resume Christine Li, da agência de classificação Moody's, comparando a periclitante situação actual à saúde invejável do mundo emergente no início do ano, cheio de oportunidades para as empresas ocidentais.

AFP





Quando se questiona qualquer criança sobre as razões porque escolhe determinado alimento, ela diz-nos que é porque gosta. Não é por acaso que a indústria alimentar verifica a aceitação de um alimento antes de o colocar no mercado, tendo como principal preocupação o gosto. Depois há que adequar o seu preço e estatuto. A saúde preocupa-se com os alimentos não apenas numa perspectiva de prazer mas muito nas consequências que a ingestão de determinados alimentos de forma contínua traz, na saúde.

Débora Cláudio





O mundo precisa de 18 milhões de professores qualificados, dos quais quase quatro milhões na África, para alcançar o objectivo de um ensino primário universal, sublinhou a UNESCO por ocasião da celebração do Dia Internacional dos Professores.

AFP





Os estilos de vida são uma das quatro grandes áreas de intervenção do Programa Nacional de Saúde Escolar, tendo, no contexto daquela, sido considerados doze subáreas prioritárias, muitas das quais temos vindo a abordar em crónicas anteriores. Este mês, concentrar-nos-emos na educação para o consumo.

Paula Aires Pereira
Nuno Pereira de Sousa





O ex-presidente da Reserva Federal Americana (Fed), Alan Greenspan, afirmou em 23 de Outubro que a crise financeira a que estamos a assistir revelou uma "lacuna" na ideologia capitalista na qual sempre acreditou.

José Paulo Serralheiro





Há já algum tempo, assistia a um programa de um dos canais da televisão norte-americana em que o anfitrião é o Jay Leno. A determinada altura, já não sei em que contexto, é abordado um dos membros da audiência. Jay Leno pergunta-lhe o que faz; o jovem responde que está a completar os estudos para ser professor; o público, aparentemente de forma espontânea, aplaude. E eu dei imediatamente por mim a pensar quão inesperada era aquela reacção o que é certamente sintomático.

Isabel Menezes





A agência americana de medicamentos e alimentos (FDA) autorizou a venda do primeiro estimulante cerebral electromagnético para tratar de depressões graves, contra as quais as drogas conhecidas não são eficazes.

AFP





Foi visível para todos. Nos primeiros dias de aula, chegou, nalguns pontos da cidade, a nova máquina para revolucionar o ensino português para os mais novos: um micro-computador pessoal.

Pascal Paulus





Dos dinossauros só os ossos ficaram. Os maiores e mais fortes animais que a terra já conheceu desapareceram. A força e o tamanho não lhes serviram para nada. Ao contrário, as lagartixas, suas parentes pobres, escaparam ilesas e assistiram, incrédulas, aos funerais dos primos que mandavam, na Terra. Às lagartixas, por refeição, bastavam umas poucas moscas e umas formigas. Por isso, por aí rastejam e, num abrir e fechar de olhos, desaparecem.

Manuel Sérgio





Os países emergentes, em particular a China, aparecem neste momento como a esperança de trazer novo fôlego à economia mundial, substituindo neste papel os Estados Unidos, cujo poderio económico se encontra em franco declínio, apontam analistas em Londres.

AFP





Os números são da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e contrariam o discurso político optimista que caracteriza o actual Governo: Portugal apresenta o terceiro maior índice de desigualdade na distribuição do rendimento entre os 30 países desta organização, a par com os Estados Unidos e apenas atrás do México e da Turquia.

Ricardo Jorge Costa





Se chegar a bom termo o acordo assinado por José Sócrates durante a sua visita, em Julho, a Luanda, para o envio de 200 professores que coadjuvarão no plano "Educação para todos" que o Governo de Angola pretende concretizar até 2015, seria bom que os candidatos a esta nova navegação para aquela que foi a mais duradoira colónia de Portugal não se deixassem inibir pelas leituras demolidoras que, antes das eleições legislativas realizadas em Setembro, se fizeram em importantes órgãos de comunicação social sobre o modo como é governado aquele país.

Leonel Cosme





As forças armadas dos Estados Unidos abriram uma investigação a um grupo de soldados de uma base do Colorado (noroeste). Os soldados estiveram no Iraque e estão a ser associados a cinco assassinatos ocorridos nos últimos 14 meses perto da sua base. Esta investigação partiu de responsáveis do exército que foram pressionados por haver indícios que associam os soldados regressados da guerra aos crimes ocorridos nas redondezas do aquartelamento.

AFP





Os eleitores de todos os países (excluindo aqueles em que ninguém vota), deveriam passar a votar segundo o verdadeiro "Voto SECRETO". Quer dizer: de forma assumida, sabida e consentida, os eleitores deveriam exercer o seu "direito de voto", mas nem eles deveriam saber em quem votavam! Como fazer isso? Entravam num local de voto e jogavam numa espécie de caça-níqueis ou "slot machines", que, de forma aleatória comporiam siglas de partidos, ou nada (esses seriam os votos considerados brancos ou nulos).

Carlos Alberto Mota





Era uma vez um rapaz que não conseguia dormir. Ainda bebé e depois da mamada, dormir não conseguia. A fada madrinha do rapaz, de nome Carolina[1], porque todos os pequenos têm fada madrinha para viverem calmos e sem medo, sussurrou no ouvido da mãe do rapaz: "toca Mozart[2] na viola ou no piano e vais ver o que acontece".

Raúl Iturra





Irene Lisboa faleceu em 25 de Novembro de 1958 depois de uma vida literária passada na capital por entre muitas agruras e dissabores e sem ter assistido à reedição de qualquer dos seus livros. Mal posso lembrar que há muitos anos José Rodrigues Miguéis vaticinou que quando a mais-valia do tempo tivesse em definitivo cristalizado a sua obra de audácia e reticência, de anseio e pudor, «Irene Lisboa seria, toda ela, um documento humano de irrecusável pungência e beleza: e nenhuma obra de ficção poderá perdurar mais nem melhor do que as angústias que ela nos faz sentir e adivinhar».

Serafim Ferreira





A China, afectada pela crise internacional, tomou uma série de medidas para lutar contra o arrefecimento da economia e apoiar sectores como os da exportação e imobiliário.

AFP





O artista britânico Damien Hirst, que provocou polémica com os seus tubarões embalsamados em formol, gerou um novo frisson no mundo da arte ao mudar as regras e entregar pela primeira vez centenas das suas obras a uma casa de leilões, alvoroçando as galerias.

AFP





A explicação segundo a qual a crise financeira norte-americana - tornada mundial - decorre do colapso do mercado de hipotecas imobiliárias classificadas como subprime é apenas uma meia verdade. Para início de prosa, dever-se-ia recolher uma lição da história económica e social: dado o caráter do seu processo de reprodução, o capitalismo sobrevive articulado por ciclos - curtos e longos.

Ivonaldo Neres Leite





O antropólogo Marvin Harris da Universidade de Colúmbia foi o primeiro a levantar uma série de factores interligados que estariam na organização social dos tsongas que explicariam essa corrente migratória e que os levou tão rapidamente a trocarem seu trabalho por moeda já que a sua cultura apresentava peculiaridades que não só os diferenciava dos restantes grupos étnicos como os colocava em posição de adoptarem uma posição mais favorável à emigração (Rita-Ferreira, 1963:17).

Maria Antónia Rocha da Fonseca Lopes





O sociólogo suíço e ex-relator da ONU para o direito à alimentação, Jean Ziegler, qualificou a fome no mundo de "crime contra a Humanidade" e criticou energicamente o desenvolvimento dos biocombustíveis e a especulação sobre os preços dos produtos básicos.

José Paulo Serralheiro
AFP





O governo francês aprovou em 22 de Outubro um projecto de lei que modifica o funcionamento da televisão pública, uma iniciativa que, segundo a oposição, mostra a vontade do presidente Nicolas Sarkozy de controlar esse meio de comunicação.

AFP





Escolas com listas para o Conselho Geral tal com a ministra planeou. Talvez não tivesse previsto que existiriam tantas com mais do que uma. 
Eram mais de 100.000 professores em Lisboa, ou seja, quase todos. Manifestavam-se contra quê? Quais seriam as suas motivações? Será que estavam a brincar às guerras? Será que gostam de se manifestar, de contestar, seja porque motivo for?

Luís Filipe Firmino Ricardo





Operários, canalizadores e outros trabalhadores polacos que vivem noutros países da Europa são os primeiros a serem atingidos pela crise financeira e a recessão, mas ainda não se decidiram a regressar em massa ao seu país.

AFP





A notícia rebentou como uma bomba e rapidamente perpassou, feita um tufão, as diversas repartições municipais. Uma deliberação do executivo tinha autorizado a construção duma urbanização num local de paisagem protegida do parque natural apesar da lei proibir aí, terminantemente, construções privadas de qualquer natureza.

Aurélio Lopes





No comício do partido do governo o menos socialista dos governos da facção que estiveram no poder realizado no pretérito dia 20 do mês de Setembro no Pavilhão Multiusos de Guimarães, o primeiro-ministro afirmou que "o governo tinha orgulho em ter Lurdes Reis Rodrigues como ministra da educação".

António Cândido Miguéis





As histórias de fantasmas habitam a imaginação e a vida de muitas pessoas. Por vezes passam geracionalmente e são histórias assustadoras de indivíduos que suportaram momentos complicados. Por exemplo, é-me difícil esquecer a história do José e da Rita. A sua cara amedrontada e sobretudo infeliz....

Miguel Gameiro Silva





Temos que salientar em primeiro lugar que a educação provoca uma mudança nos indivíduos. Através dela ela passa agir de modo diferente, visto que passa de indivíduo à pessoa, o que significa alguém que tem consciência de si, do papel que representa como ser pensante, agente transformador de uma realidade, responsável por sua própria vida.

Isabel C. S. Vargas





De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, a prática da atividade física regular reduz o risco de mortes prematuras, acidente vascular cerebral, doenças do coração, câncer de cólon e mama, diabetes tipo II, entre outros fatores. Os benefícios da prática de atividade física associados à saúde e ao bem-estar, assim como a redução dos riscos predisponentes ao aparecimento e ao desenvolvimento de disfunções orgânicas relacionadas ao sedentarismo, são amplamente divulgados e discutidos na literatura sobre o tema.

Márcia Regina Canhoto de Lima
José Milton de Lima





O sistema financeiro mundial está a estourar, a livre circulação da moeda, está a demonstrar a sua falência, a economia de mercado na sua versão capitalista selvagem, dos últimos 8 anos, está a demonstrar a sua total incapacidade em entender o mundo onde vive e está a suicidar-se.

Joffre Justino





Diante de mim estava uma mãe que exigira ser recebida fosse de que forma fosse. Tinha um aspecto duro, rosto marcado, de vida tecida por dificuldades e lutas, horas sem sono e muito trabalho. Mãos grossas e calejadas de trabalho e costas um pouco curvadas da fábrica de confecções. Falava com voz áspera e agressiva. Estava zangada e não parecia nada intimidada. Apenas se podia ver no fundo dos olhos uma pequena insegurança relativamente àqueles que a recebiam e com quem falava.

Angelina Carvalho


  
A Página impressa
N.º 183
Ano 17, Novembro 2008


Publicidade


Voltar ao Topo