A Página da Educação é uma revista semestral. Propriedade da PROFEDIÇÕES, Lda.

Serviço Educativo do Museu de História Natural e da Ciência da UP

O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) apresentou o programa de Serviço Educativo da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Via e do Jardim Botânico do Porto. As propostas, dirigidas a diferentes públicos, entre os quais o escolar, convidam os visitantes à experiência da descoberta, conhecimento e envolvimento com a ciência e à exploração da natureza, passando por visitas guiadas, oficinas, trabalho laboratorial e de campo, entre outras atividades. O Serviço Educativo do MHNC-UP conta com uma equipa especializada, composta por docentes, técnicos de museu e investigadores.

PÁGINA, 12.11.2021 03h50

  
Edição nº 217




Assinar a Revista

Ser Assinante da Revista 

Dê apoio à existência desta revista. 

Seja nosso assinante


a Página

Estatuto Editorial

Ficha Técnica

Lista de Colaboradores

Publicar na Revista a Página da Educação

Tabela de Publicidade


Livros

Ana Maria Vieira


Organizações de Professores



Facebook

Tiago Pitta e Cunha, administrador executivo da Fundação Oceano Azul, foi galardoado com o Prémio Pessoa 2021, que reconhece a atividade de portugueses com papel significativo na vida cultural e científica do país.

PÁGINA, 31.12.2021 04h47



Em Portugal, o programa educativo tecnológico já vai na sua oitava edição e, tendo em conta os resultados positivos, o Apps for Good avançou com a sua expansão internacional.

PÁGINA, 31.12.2021 03h57



O pedagogo teatral Miguel Hernandez vai realizar um laboratório de criação, no Palácio do Bolhão, de 20 a 22 de dezembro.

PÁGINA, 10.12.2021 04h22



A APAV tem uma nova campanha de sensibilização sobre violência online, que pretende alertar para o aumento dos números da criminalidade online.

PÁGINA, 19.11.2021 03h24



Até 28 de fevereiro, os visitantes do MAAT vão poder pernoitar no museu, através da experiência ‘Two Roaming Beds’, que está integrada na exposição ‘Dia’, de Carsten Höllr.

PÁGINA, 19.11.2021 02h35



Exposições, projeções de cinema, conversas, lançamentos de livros e workshops são algumas das atividades do Mês da Imagem do Porto, que decorre até ao final do ano em dez espaços da cidade.

PÁGINA, 12.11.2021 04h22



Concluída a obra de reabilitação, iniciada em março, o Teatro Nacional São João reabriu as suas portas à cidade e apresenta a exposição ‘10 Atos 100 Anos’. Uma mostra, com curadoria de Gabriella Casella, para ver gratuitatmente até 27 de março.

PÁGINA, 27.10.2021 02h34

  
Edição em PDF

Devido aos atrasos na distribuição via correio postal, alheios à nossa vontade, mas pelos quais pedimos desculpa, disponibilizamos em pdf a edição 216 d'A Página da Educação. A edição impressa da revista está a caminho, mas, enquanto não chega ao destino, partilhamos os contributos dos nossos colaboradores permanentes, as entrevistas e as reflexões sobre as consequências do tempo de pandemia na vida das escolas, sobre a educação de adultos, o envelhecimento, a atual situação da cultura... Agradecemos a compreensão. Boas leituras!

PÁGINA, 10.02.2021 10h58



A OPINIÃO DE JOSÉ ANTONIO CARIDE

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação, José Antonio Caride é catedrático de Pedagogia Social na Universidade de Santiago de Compostela. Colaborador da PÁGINA, José Antonio Caride participou num artigo sobre ética e sociedade digital, no jornal La Voz de Galicia, publicado a 14 de dezembro de 2020. “[…] La educación está llamada a desempeñar un papel clave, desde la infancia hasta la vejez, activando e integrando las múltiples dimensiones que humanizan los contenidos de las enseñanzas y los aprendizajes en las instituciones educativas y en la sociedad. Deberá hacerlo con saberes y pedagogías que nos hagan más libres, responsables y conscientes, dotando a las personas de una visión crítica, con valores.”

PÁGINA, 21.12.2020 12h23



A OPINIÃO DE DOMINGOS FERNANDES

Domingos Fernandes é Professor Catedrático no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, investigador na Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Educação e Formação da UL e autor de inúmeras publicações sobre Educação. É também colaborador da PÁGINA. Este artigo foi originalmente publicado no número 1297 do Jornal de Letras, em junho de 2020. “[…] A avaliação tem de ser um processo pedagógico cujo propósito fundamental é apoiar os esforços de aprendizagem dos alunos e de ensino dos professores. Por isso se assume que avaliar é diferente de classificar. […]”

PÁGINA, 07.07.2020 10h48

Contactos de correio electrónico
redaccao@apagina.pt | revista@apagina.pt | livros@profedicoes.pt

359 visitantes nos últimos 20 minutos