A Página da Educação é uma revista semestral. Propriedade da PROFEDIÇÕES, Lda.

Festival de cinema decorre de 28 de janeiro e 2 de fevereiro no Porto

“Viagem”. Este é o tema da quarta edição do IndieJúnior Allianz, o Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, que decorre de 28 de janeiro e 2 de fevereiro. Ao todo são mais de 50 filmes que prometem levar o público, escolas e famílias, para uma viagem além da imaginação, pelo espaço sideral, por países exóticos ou pela vida animal… O programa, que se espalha por quatro espaços da cidade – Teatro Municipal Rivoli, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Casa das Artes e Reitoria da Universidade do Porto –, apresenta inúmeras propostas.

PÁGINA, 23.01.2020 12h39

  
Edição nº 214




Assinar a Revista

Ser Assinante da Revista 

Dê apoio à existência desta revista. 

Seja nosso assinante


a Página

Estatuto Editorial

Ficha Técnica

Lista de Colaboradores

Publicar na Revista a Página da Educação

Tabela de Publicidade


Livros

Carlos Alberto Mota

 David Rodrigues

Ana Maria Vieira / Ricardo Vieira


Organizações de Professores



Facebook

O Coletivo Paulo Freire é composto por educadores portugueses e brasileiros e pretende desenvolver atividades educativas de formação, discussão e produção de conhecimento.

PÁGINA, 23.01.2020 02h29



No MIRA Forum contam-se as mostras de fotografia ‘São Pessoas’ e ‘sístole | diástole’. No Espaço MIRA é exibida a exposição ‘herdámos as margens’, com pintura, fotografia, instalação e som.

PÁGINA, 23.01.2020 02h52



A Casa de Cinema Manoel de Oliveira apresenta, de 17 de janeiro a 2 de fevereiro, uma retrospetiva integral da obra do realizador Eugène Green.

PÁGINA, 14.01.2020 05h07



São sete décadas de trabalho condensadas numa exposição, que reúne 121 imagens do fundador da agência Magnum Photos. “Henri Cartier-Bresson: Retratos” está patente na Alfândega do Porto até 12 de abril.

PÁGINA, 07.01.2020 04h04



A Casa das Artes vai dedicar as quintas-feiras e os sábados de janeiro ao cinema, sempre às 21h30 e às 18 horas, respetivamente.

PÁGINA, 07.01.2020 03h30



A Casa-Museu Abel Salazar acolhe as instalações "Tannin-Fer, retalhos de um processo" e “Ensaio organizado de experiência adquirida I”. Para ver até 1 de fevereiro.

PÁGINA, 19.12.2019 12h36



O Prémio Pessoa 2019 foi atribuído a Tiago Rodrigues, ator, encenador e diretor do Teatro Nacional D. Maria II. “É uma grande felicidade, porque é um prémio extremamente importante”, reagiu.

PÁGINA, 13.12.2019 02h23



José Antonio Caride, professor da Universidade de Santiago de Compostela, foi galardoado com o Prémio José Manuel Esteve, da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Málaga.

PÁGINA, 10.12.2019 12h35



A OCDE apresentou o relatório “Education at a Glance”. Entre outros dados, refere que a classe docente em Portugal está envelhecida e apenas 30% dos estudantes terminam o Ensino Superior no tempo previsto de três anos.

PÁGINA, 12.09.2019 04h07

  
Luiz Dourado à PÁGINA 205

"No Brasil, a avaliação de professores é feita por sistemas educativos e por avaliações de larga escala, nacionais e internacionais, mas eu acho que precisamos de a rediscutir. Eu defendo uma avaliação, mas acho que ela deve contar com os próprios pares, que os professores devem participar na construção da dinâmica avaliativa. Nós temos essa experiência na educação superior, onde os próprios pares se avaliam – mas também há um processo autoavaliativo, em que o docente avalia as suas condições objetivas, a formação continuada, o tipo de investigação e a publicação daí resultante. É o conjunto desses elementos que lhe permite progredir na carreira. Na educação básica, eu acho que também é preciso envolver a avaliação do professor no conjunto da avaliação institucional. A avaliação só faz sentido se estiver ancorada na avaliação da instituição, e aí volto à ideia da valorização." [Entrevista conduzida por António Baldaia - edição nº 205, série II, verão 2015]

PÁGINA, 09.01.2020 02h38



Natália Bolacha à PÁGINA 203

"A escola tem de começar a criar programas de intervenção no sentido de sensibilizar os homens a mudarem a sua mente. Tem de haver mudança social a respeito da igualdade de género. Nós fomos socializados desde a infância para que os homens exerçam estas atividades e as mulheres exerçam aquelas. Assim fomos ensinados e crescendo e nos comportamos. Foram-nos inculcados esses valores e crenças, que assimilámos, interiorizámos e assim seguimos naturalmente. Agora, acho que precisamos de abrir a mente, de tentar desconstruir as velhas ideias e mudar para uma nova realidade, porque todos merecemos, homens e mulheres, os mesmos direitos. Temos de ter os mesmos privilégios, tem de haver igualdade na oportunidade. A educação é um direito que todos merecemos e é uma porta de entrada para todas as situações. Então, também é importante que as mulheres tenham o seu espaço na área da educação." [Entrevista conduzida por Maria João Leite - edição nº 203, série II, primavera 2014]

PÁGINA, 19.12.2019 02h42



Reportagem – PÁGINA 188

Desde este ano lectivo, a organização e gestão das bibliotecas escolares estão a cargo de professores bibliotecários “a tempo inteiro”, aos quais compete desenvolver estratégias que garantam a sua rentabilização ao serviço das escolas, dos processos formativos e das aprendizagens dos alunos. A propósito desta “nova” funcionalidade docente, a PÁGINA foi ao encontro do professor Pedro Moura, que trabalha em duas bibliotecas no concelho de Mafra, e cruzou-se com um poeta que vive intensamente os desafios da promoção da leitura e do livro junto de crianças e jovens. [Reportagem de José Paulo Oliveira - edição nº 188, série II, primavera 2010]

PÁGINA, 14.01.2020 03h40

Contactos de correio electrónico
redaccao@apagina.pt | revista@apagina.pt | livros@profedicoes.pt

84 visitantes nos últimos 20 minutos