A Página da Educação é uma revista semestral. Propriedade da PROFEDIÇÕES, Lda.

Pelo romance ‘Florinhas de Soror Nada’

O Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2019, instituído pela Fenprof – Federação Nacional dos Professores com o apoio da SabSeg, foi atribuído a Luís Costa Gomes, pelo romance ‘Florinhas de Soror Nada’ (D. Quixote, 2018). O prémio foi ganho em 2017 por Isabela Figueiredo (com o romance ‘A Gorda’), em 2015 por Lídia Jorge (‘Os Memoráveis’) e em 2013 por Ana Cristina Silva (‘O Rei do Monte Brasil). Este reconhecimento é alternado com o Prémio de Poesia António Gedeão, que foi ganho por Ana Luísa Amaral (em 2012), por Manuel Gusmão (2014), por Nuno Júdice (2016) e por Daniel Jonas (2018).

PÁGINA, 08.10.2019 02h23

  
Edição nº 213




Assinar a Revista

Ser Assinante da Revista 

Dê apoio à existência desta revista. 

Seja nosso assinante


a Página

Estatuto Editorial

Ficha Técnica

Lista de Colaboradores

Publicar na Revista a Página da Educação

Tabela de Publicidade


Livros

Carlos Alberto Mota

 David Rodrigues

Ana Maria Vieira / Ricardo Vieira


Organizações de Professores



Facebook

O ciclo “E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências”, de 10 de setembro a 29 de outubro, inclui debates, exposições, cinema, concertos, entre outras iniciativas.

PÁGINA, 10.09.2019 03h14



Serralves vai celebrar a chegada da nova estação, com a Festa do Outono, que se realiza a 28 e 29 de setembro, na quinta e no parque de Serralves.

PÁGINA, 24.09.2019 03h52



O Ministério da Educação anunciou um plano de combate ao bullying nas escolas. Segundo a Lusa, as ferramentas de implementação do plano começam a chegar às escolas em outubro.

PÁGINA, 24.09.2019 03h25



O Teatro do Bolhão apresenta “Auto-acusação”, a 4 e 5 de outubro, no Teatro Rivoli. O espetáculo, a partir de Peter Handke, é encenado por Joana Providência e Maria do Céu Ribeiro.

PÁGINA, 24.09.2019 03h02



A Casa-Museu Abel Salazar acolhe, até 2 de novembro, duas exposições: “Arcádia”, uma mostra de desenhos de Sophia Proença, e “Adelaide Estrada: Para além da Ciência”.

PÁGINA, 24.09.2019 02h35



A OCDE apresentou o relatório “Education at a Glance”. Entre outros dados, refere que a classe docente em Portugal está envelhecida e apenas 30% dos estudantes terminam o Ensino Superior no tempo previsto de três anos.

PÁGINA, 12.09.2019 04h07



Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro ajudou a desenvolver uma técnica pioneira que permite que fibras eletrónicas sejam entrelaçadas em tecidos têxteis.

PÁGINA, 13.08.2019 04h05



O Governo abriu concurso para a abertura, em todo o país, de 50 novos centros Qualifica, o programa dedicado à formação e educação de adultos.

PÁGINA, 31.07.2019 04h16



Para assinalar o seu 30º aniversário, a Fundação de Serralves apresenta a exposição “Viagem ao Princípio: Ida e Volta – 30 anos de Coleção de Serralves”, patente até 3 de novembro.

PÁGINA, 23.07.2019 03h28



Está a decorrer uma competição pela melhor aplicação, criada por jovens, para resolver problemas sociais - a 5ª edição do ‘Apps for Good’.

PÁGINA, 05.07.2019 03h53

  
ISABEL MENEZES À PÁGINA 207

“[...] acho que faltam outros profissionais na escola, que poderiam coadjuvar o trabalho dos professores, libertar os professores para algumas tarefas e, nomeadamente, nas questões da mediação ou interação comunitária, favorecer essas redes de relação. [...] há uma dinâmica própria do trabalho de ensino-aprendizagem e das exigências específicas do que os professores têm de fazer que muitas vezes lhes rouba tempo para outro tipo de atividades. Portanto, não era mau que as escolas fossem invadidas por profissionais com perfis diferentes e que pudessem contribuir para uma maior diversidade.” [Entrevista conduzida por António Baldaia - edição nº 207, série II, verão 2016]

PÁGINA, 14.08.2018 02h19



David Rodrigues à PÁGINA 202

"O que nos mostram os estudos transnacionais é que os bons sistemas educativos são aqueles que ao mesmo tempo são capazes de criar a excelência e também a equidade. Qualquer sistema educacional fraco ou insuficiente consegue criar excelência. É muito fácil criar bolsas de excelência. O que é realmente difícil é conseguir equidade, isto é, conseguir que as características e as circunstâncias de cada um dos alunos não originem o tratamento desigual em termos educativos." [Entrevista conduzida por Maria João Leite - edição nº 202, série II, inverno 2013]

PÁGINA, 08.02.2017 04h55



José Ignácio Aguaded-Gomez à PÁGINA 193

"Não se pode educar sem comunicação, nem comunicar sem educação. A verdadeira comunicação educativa é ética, valoriza os direitos humanos e da infância e promove o desenvolvimento da personalidade e das pessoas. Parte da premissa de que quando se comunica se educa (por isso, fazem falta comunicadores mais implicados no mundo educativo), mas também de que educar é fundamentalmente comunicar. Um educador que não comunica está condenado ao fracasso. É preciso educar pensando que as novas gerações são mediáticas, digitais e vivem na ‘sociedade em rede’." [Entrevista conduzida por Andreia Lobo - edição nº 193, série II, verão 2011]

PÁGINA, 20.08.2019 03h11



Teresa Ricou à PÁGINA 189

"Existe uma grande cumplicidade entre todos: funcionários, alunos e professores. Essa talvez seja a principal diferença e aquilo que melhor caracteriza o ensino-aprendizagem no Chapitô. É um serviço público que se presta, no qual está envolvido o Estado, os empresários e a sociedade civil, que somos nós. Estes três elementos têm de funcionar de forma absolutamente integrada, o que não é fácil. É preciso que estas conexões e este modelo de diálogo inter-institucional funcionem. De certa forma, eu considero isto um modelo de uma mini-sociedade, de uma sociedade futura, onde será fundamental não perder a comunicação e o diálogo entre as pessoas." [Entrevista conduzida por Ricardo Jorge Costa - edição nº 189, série II, verão 2010]

PÁGINA, 20.08.2019 02h35

Contactos de correio electrónico
redaccao@apagina.pt | revista@apagina.pt | livros@profedicoes.pt

157 visitantes nos últimos 20 minutos