Página  >  Edições  >  N.º 183  >  Taxa de suicídios aumenta nos EUA pela primeira vez em dez anos

Taxa de suicídios aumenta nos EUA pela primeira vez em dez anos

SUICIDIOS

A taxa de suicídios está em alta nos Estados Unidos, pela primeira vez em 10 anos. O aumento verifica-se entre as pessoas brancas de idade compreendida entre os 40 e os 64 anos e principalmente entre as mulheres, segundo um estudo divulgado em Outubro.
A taxa de suicídios na população norte-americana aumentou 0,7 por cento em ritmo anual de 1999 a 2005, mas entre os norte-americanos brancos de 40 a 64 anos subiu 2,7 por cento, sendo de 3,9 por cento entre as mulheres dessa faixa de idade.
Por outro lado, entre os negros a taxa de suicídios diminuiu fortemente no mesmo período e manteve-se sem mudanças entre os norte-americanos de origem asiática e os indígenas, indicaram os autores deste estudo divulgado na página da internet do American Journal of Preventive Medicine.
"Essas estatísticas revelam uma mudança na epidemiologia do suicídio, com os brancos de 40 a 64 anos como o novo grupo de alto risco", salientou Susan Baker, professora de Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins (Maryland, leste), co-autora do estudo.
"Historicamente, as medidas preventivas contra o suicídio concentravam-se nos grupos considerados então de alto risco, como os adolescentes e os adultos jovens de ambos os sexos, assim como os homens brancos de idade avançada", acrescentou.
"Devemos concentrar os nossos recursos e esforços nos adultos brancos na faixa de idade de 40-64 anos", disse Baker.
As razões desse aumento dos suicídios nessa faixa não estão claras. O suicídio é a décima primeira causa de mortes nos Estados Unidos.

AFP


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 183
Ano 17, Novembro 2008

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo