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A Página da Educação é uma revista semestral. Propriedade da PROFEDIÇÕES, Lda.

Edição em papel

008. Páginas de liberdade, de resistência e de futuro
Editorial de Isabel Baptista

012. Contradições e contrariedades
Se João Costa não conseguir convencer o Governo de que o orçamento para a Educação tem de ser bem maior, corre o risco de perder a boa imagem que temos tido dele. E o melhor é demitir-se.
Rafael Tormenta

014. Urge recuperar a vida democrática nas universidades
Espera-se que a nova equipa ministerial do Ensino Superior reveja o RJIES, percebendo que a eleição reitoral só tem a ganhar se se fizer a partir de um colégio eleitoral alargado.
Isabel Menezes

016. O bem-estar nas escolas
Qualquer reflexão sobre a possibilidade de a Escola se afirmar como espaço de bem-estar só pode ser consequente se tal objetivo for entendido como referência maior de suporte ao desenvolvimento da mesma.
Ariana Cosme e Rui Trindade

018. A autonomia da Escola e o papel subsidiário do Ministério
A implementação e, sobretudo, a prática do projeto de autonomia das escolas não é um programa que se possa definir do lado de fora dos atores.
Manuel Matos

020. Contributos para uma reflexão sobre a formação de professores
A falta de professores nas escolas recentrou o debate na atratividade da profissão, na qualificação e valorização dos docentes e na sua formação inicial, temas complementares e que requerem uma reflexão séria.
Manuela Simões: Os tempos não são fáceis, mas as possibilidades são fascinantes
Nuno Fadigas: São poucos os professores que estão alegres nas escolas
Ricardo Cerqueira: Nós, professores, cá estamos para construir o futuro
Maria João Couto: Espero a devida valorização da profissão docente
Preciosa Fernandes: São múltiplos os desafios que se colocam à formação inicial de professores
Rosa Antónia Ferreira: Muita esperança na energia e vontade dos futuros professores
Dossiê coordenado por Maria João Leite

034. 9º ano, e agora? Hmm, ser professor…
Há motivações intrínsecas e extrínsecas, determinações a montante e a jusante, mas este dado não deixa de ser embaraçoso – o desinteresse dos jovens pela profissão docente.
Henrique Vaz

036. Caminhos de e para a interculturalidade
A escola atual acolhe crianças e jovens oriundos de diversas culturas e nacionalidades, pelo que urge repensar caminhos que promovam práticas cada vez mais interculturais e inclusivas.
Américo Nunes Peres e Cristiana Pizarro Madureira

038. Inclusão: “sair da ilha para ver a ilha”
Portugal continua a enfrentar desafios para atingir um sistema educativo inclusivo. Persistem diferenças importantes nos resultados da aprendizagem e no bem-estar de estudantes.
David Rodrigues

040. Destralhar a escola
Ao invés de pensarmos no perfil do aluno à saída do sistema educativo, preocupemo-nos com o seu perfil à entrada. O foco deve ser a vida, o que implica uma prática pedagógica libertadora. Leva alguns anos, mas é o caminho.
André Escórcio

042. A sociologia da educação e Roger Dale: rebuscos de viagem
A sociologia possibilitou-me os livros, as teorias, os paradigmas, os autores que me têm ajudado a compreender o mundo e a vida, mas também me ajudou a construir pontes.
Almerindo Janela Afonso

044. Que papel para o Estado e para a educação sociocomunitária crítica?
Urge mobilizar pressupostos humanistas que permitam requalificar a agenda educacional com prioridades qualitativas e socio-críticas.
Rosanna Barros

046. Proficiência digital dos docentes ainda é baixa e pode ser melhorada
A Direção-Geral da Educação solicitou um estudo que concluiu que o nível de proficiência digital dos professores ainda é baixo, mas que está em linha com os resultados de outros países europeus.
Entrevista a Margarida Lucas por Maria João Leite

048.As crianças voltaram para as escolas e os celulares voltaram com elas
Crianças e jovens levam computadores, celulares e tablets para as escolas, mesmo quando não estão com eles em mãos. Devemos superar o ‘medo da tecnologia’.
Thamy Lobo e Juliana Rodrigues

050.As crianças refugiadas na Convenção sobre os Direitos
da Criança
A CDC define o estatuto de refugiado aplicável às crianças, estabelecendo
que deve ser-lhes garantida adequada proteção e
assistência humanitária.
Paulo Delgado
052. A propósito de integração e interculturalismo em tempo
de guerra
Os professores reconfiguram desempenhos de modo a ajustarem a
sua ação às condições de ensino e à diversidade de alunos. Fizeram-
-no com a pandemia, fazem-no no acolhimento dos alunos que
agora chegam e sempre que é necessário.
Carlos Cardoso
054. Escolas relacionais potenciam cidades relacionais?
É possível a escola contribuir para a aquisição de competências
relacionais necessárias para criar um novo humanismo com impacto
cívico.
José Luís Gonçalves
056.Saindo das sombras da pandemia global
Após mais de dois anos de ‘bunker’ em Cambridge, fiz o meu
primeiro voo internacional e participei na primeira conferência
'real' ou 'em presença” nos EUA. Devo dizer que me senti um
pouco estranha.
Susan L. Robertson
“O país tem apresentado uma elevada capacidade de acolher o
volume e a heterogeneidade dos que chegam, apesar de não se
poder ignorar que o aumento da imigração traz consigo desafios
importantes ao nível da promoção da sua integração […] Os desenvolvimentos
no panorama político dos últimos anos mostram
que este consenso [político] não deve ser tomado por garantido
no futuro, sendo necessária uma análise contínua da saliência e
da polarização das reivindicações políticas sobre imigração e a
integração dos imigrantes.”
Entrevista conduzida por António Baldaia
062. Tristes armas, si no son las palabras
Qué clase de locura les invade a los gobernantes para poner en
marcha este diabólico engranaje? Cómo detener este desastre?
Cómo evitar que vuelva a producirse?
Miguel A. Santos Guerra
064. Educação, conflito e ‘sujeito implicado'
O setor da educação foi parte integrante do sistema de violência e
opressão que foi a ocupação do Afeganistão liderada pelos EUA –
temos de assumir a responsabilidade pelas 46.000 mortes de civis.
Mario Novelli
058. JOSÉ C

050.As crianças refugiadas na Convenção sobre os Direitos da Criança
A CDC define o estatuto de refugiado aplicável às crianças, estabelecendo que deve ser-lhes garantida adequada proteção e assistência humanitária.
Paulo Delgado

052. A propósito de integração e interculturalismo em tempo de guerra
Os professores reconfiguram desempenhos de modo a ajustarem a sua ação às condições de ensino e à diversidade de alunos. Fizeram-no com a pandemia, fazem-no no acolhimento dos alunos que agora chegam e sempre que é necessário.
Carlos Cardoso

054. Escolas relacionais potenciam cidades relacionais?
É possível a escola contribuir para a aquisição de competências relacionais necessárias para criar um novo humanismo com impacto cívico.
José Luís Gonçalves

056.Saindo das sombras da pandemia global
Após mais de dois anos de ‘bunker’ em Cambridge, fiz o meu primeiro voo internacional e participei na primeira conferência 'real' ou 'em presença” nos EUA. Devo dizer que me senti um pouco estranha.
Susan L. Robertson

058. JOSÉ CARLOS MARQUES
“O país tem apresentado uma elevada capacidade de acolher o volume e a heterogeneidade dos que chegam, apesar de não se poder ignorar que o aumento da imigração traz consigo desafios importantes ao nível da promoção da sua integração […] Os desenvolvimentos no panorama político dos últimos anos mostram que este consenso [político] não deve ser tomado por garantido no futuro, sendo necessária uma análise contínua da saliência e da polarização das reivindicações políticas sobre imigração e a integração dos imigrantes.”
Entrevista conduzida por António Baldaia

062. Tristes armas, si no son las palabras
Qué clase de locura les invade a los gobernantes para poner en marcha este diabólico engranaje? Cómo detener este desastre? Cómo evitar que vuelva a producirse?
Miguel A. Santos Guerra

064. Educação, conflito e ‘sujeito implicado'
O setor da educação foi parte integrante do sistema de violência e opressão que foi a ocupação do Afeganistão liderada pelos EUA – temos de assumir a responsabilidade pelas 46.000 mortes de civis.
Mario Novelli

066. Lecciones de la prehistoria ibérica
La lejanía y las diferencias han resultado ser al final una construcción ajena e interesada respecto a la vida cotidiana de los clanes, de las comunidades humanas que conforman la prehistoria.
José M. Hernández Díaz

068. Educação e arte ou o universo das satisfações imaginárias
A cultura é coetânea do processo de hominização. A criação da cultura e a criação do ser humano são duas faces de um só processo, que passa de principalmente orgânico a principalmente social.
Ivonaldo Leite

070. SAREF: ontologias e tecnologias da informação
O tronco inclui elementos de dados comuns a vários domínios; as extensões incluem elementos de dados específicos e fornecem um modelo semântico.
Francisco Silva

072. Autocitação: autoria ou desonestidade bibliométrica?
A autocitação tem vindo a ser problematizada e vista como desprestigiante em relação àqueles que a praticam. Contudo, na maior parte das vezes, as coisas não são só pretas ou só brancas.
Rui Tinoco

075. Uma sociedade sem memória
Fahrenheit 451 é um filme com várias ligações à contemporaneidade. Uma sociedade apática e que dispensa qualquer dúvida. Sonho de todos os ditadores e candidatos que pululam por aí.
Paulo Teixeira de Sousa

076. A asa tingida
Uma lição que me deu a provar o veneno da estupidez, pela mão da imaturidade que não serve de desculpa para os nossos erros graves. Cinco minutos que a memória iria perpetuar.
Luís Vendeirinho

078. Por um urbanismo mais sustentável
Renovação urbana, modernização socioeconómica, revitalização de áreas em declínio, criação de condições para transportes alternativos.
Carlos J. L. Balsas

079. PÁGINA ‘mostrou-se’ em Salamanca
Participação e desenvolvimento

 

Artwork da capa: Adriano Rangel

 


  
Revista nº 219

Editorial da revista nº 219


  

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