Página  >  Edições  >  N.º 183  >  Fugas de capital na Rússia alcançam níveis 'de pesadelo'

Fugas de capital na Rússia alcançam níveis 'de pesadelo'

ANDAM À SOLTA

O nível das fugas de capital fora da Rússia no contexto actual da crise financeira está a alcançar proporções preocupantes, declarou um alto responsável do governo, em meados de Outubro.
"Ninguém, no seu pior pesadelo, poderia prever a importância das fugas de capital", que chegaram a 33 mil milhões de dólares (25,9 mil milhões de euros) em Agosto e Setembro. A maioria é de "capital especulativo", disse a mesma fonte, que pediu para não ser identificada.
As condições económicas favoráveis "trouxeram muitos capitais especulativos para a Rússia. Infelizmente, nós convertemo-nos num grande refúgio para os capitais especulativos. São pessoas que vieram apenas por um momento, conseguir lucro e vender", declarou.
Ainda em 17 de Outubro, outra fonte do governo revelou que as autoridades russas aprovaram um plano maciço de apoio ao sistema bancário, que pode incluir a aquisição temporária, por parte do Estado, de várias entidades do sector.
Segundo esse responsável, o Governo de Moscovo pode ver-se forçado a fazer cortes no orçamento do ano que vem, em consequência da crise e dos seus efeitos na indústria energética e metalúrgica, a chave das exportações russas.
Os mercados não devem parar de cair até Maio, acrescentou essa segunda fonte consultada pela AFP, também sob o anonimato.
"Vai-se gastar muito dinheiro, mas o preço da estabilidade é alto. Estamos a olhar cada banco de forma individual e, se pudermos salvá-lo, vamos fazê-lo", completou.

AFP


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 183
Ano 17, Novembro 2008

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo