Página  >  Edições  >  N.º 180

a Página

Em criança ambicionava chegar depressa ao futuro. Em idade adulta, basta-me o presente e, não raras vezes, o pensamento foge para o passado. Lembro-me muitas vezes da(s) escola(s) por onde passei, embora os primeiros anos não augurassem um bom percurso académico: detestei a Escola Primária. A passagem para outros níveis de ensino inverteu essa tumultuosa relação. Aproprio-me aqui de um livro de Robert Fulghum, intitulado "Tudo que eu devia saber na vida aprendi no jardim-de-infância", para reconhecer que a escola teve um papel decisivo na minha construção enquanto pessoa. Muitas vezes só percebemos a importância de certas vivências passado algum tempo.

Felisbela Lopes





editorial

Ou de como o editorialista se sente um tonto por lhe andarem 60 anos a ensinar a crer no progresso e agora lhe anunciam o aumento do horário de trabalho, as guerras, a peste e até a fome como coisas inevitáveis e naturais

José Paulo Serralheiro






Ficará certamente para a história do desporto nacional a proclamação do chefe da missão portuguesa aos Jogos de Beijing (2008) à TSF: "Nós somos desportistas, cumprimos a Carta Olímpica e deixamos a política para os políticos" (TSFonline, 2/4/08). Proclamações deste tipo, que procuram fazer crer que o desporto nada tem a ver com a política, caracterizam uma certa menoridade que, na tradição corporativa do desporto, os dirigentes sempre atribuíram aos atletas, permitindo-se falar em nome deles. Ora, a história há muito que ensinou que todo o desporto organizado caminha tendencialmente para um modelo totalitário, como se constata pela longevidade do dirigismo desportivo por esse mundo fora.

Gustavo Pires





Quando há 40 anos comecei a estudar a História da Educação Física, entrei de folhear, curioso, o Tratado de Educação Física de Celestino Marques Pereira, um livro sobre o qual tombou um silêncio tumular, mas que merece ser consultado porque, pela primeira vez em Portugal, sobre este assunto lato da motricidade humana, se publicou um livro sério, meticulosamente fundamentado, de carácter histórico-filosófico. Mas é um livro que parece parado na eternidade: tem a idade de 50 anos!

Manuel Sérgio





A última fase dos trabalhos de reinstalação do célebre obelisco de Axum, estela gigante datada do 3º ou 4º século d.C., e levado para a Itália pelas tropas do ditador Mussolini em 1937, voltou hoje ao seu local de origem no norte da Etiópia.

AFP





Deixei a última crónica suspensa nesta pergunta: porque não mudam as escolas? Não houve alvitres. Retomo a pergunta, porque, como disse o saudoso mestre João dos Santos, "se não sabe por que é que pergunta?" Tenho a "minha resposta", não "a resposta". Melhor dizendo, tenho uma parte da resposta. Explicarei.

José Pacheco





Um tribunal de Istambul (Turquia) começou a julgar, em meados de Junho, Bulent Ersoy, a cantora transsexual turca acusada de ter danificado o prestígio do Exército por ter afirmado na televisão que se tivesse tido um filho, nunca o teria deixado cumprir o serviço militar.

AFP





Não é difícil observar que muitas das experiências de inserção das novas tecnologias na escola, especialmente em se tratando de televisão e cinema, acabam tendo como objetivo condenar ou reprovar este ou aquele programa ou filme, nomeando-os de "violentos", "machistas", etc..

Fabiana de Amorim Marcello





A modelo britânica Naomi Campbell foi condenada, em 20 de Junho, por um tribunal de Londres a cumprir 200 horas de trabalhos comunitários por ter agredido polícias no aeroporto londrino de Heathrow, em Abril passado. Naomi Campbell compareceu perante um tribunal de Londres e declarou-se culpada por ter agredido dois polícias em Heathrow num dos seus já rotineiros acessos de cólera, em Abril passado.

AFP





O domínio da formação contínua de professores e educadores segundo uma perspectiva teórica e metodológica que considere as práticas profissionais como objecto específico do trabalho formativo dos próprios professores, enquanto formandos, não tem merecido por parte das instituições de formação e das entidades responsáveis pela concepção e desenvolvimento dos modelos de formação a preocupação que lhe é reconhecida pela investigação que se tem dedicado a esta vertente da formação.

Manuel Matos





A Amnistia Internacional lançou, no final de Junho, uma nova campanha para que o governo americano feche a sua prisão em Guantánamo, exibindo diante da Casa Branca uma réplica exacta de uma das suas celas.

AFP





Competência é uma noção vaga e fluida, polifacetada, assumindo sentidos diversos decorrentes dos usos múltiplos de que é objecto nas duas esferas em que tem vindo a ganhar espaço e relevo: o mundo da educação/formação e o universo do trabalho.

Fátima Antunes





Um relatório da Amnistia Internacional, publicado em Fevereiro, dava conta do mais cruel terror a que são submetidas mais de dois milhões de trabalhadoras domésticas indonésias no seu próprio país.

AFP





O ano lectivo lá chegou ao fim. Os rapazes da turma de décimo de desporto (a expressão masculinizante é nitidamente retida do "Diário" de Sebastião da Gama, porque moças desportistas é o que mais há?) lá acabaram por passar, na sua maior parte, a Português e de ano; muitos vão "mancos", é certo, a duas disciplinas (porque não pode ser a mais); mas vão. Deposita-se neles esta esperança de que um dia crescerão um pouco mais (ainda, apesar de serem já grandes e andarem perto dos vinte) e aprenderão a enfrentar alguns sacrifícios, a perceber que há outros saberes não tão imediatos como driblar a bola que também são importantes para se perceber o que é uma calote do esférico, como funciona a força centrípeta no relvado, o que está para além da escrita do jornalista desportivo ou nas entrelinhas dos discursos do presidente da Federação Portuguesa de Futebol e outras coisas assim.

Rafael Tormenta





Um tribunal canadiano deu causa ganha a uma menina de 12 anos, cancelando o castigo aplicado pelo seu pai depois de ela ter desobedecido às suas ordens para que ficasse longe da Internet, informou em 18 de Junho a advogada do homem.

AFP





La experiencia humana es indisociable del valor que se atribuye al tiempo como realidad biológica y social, condicionando implícita o explícitamente ? los ritmos de la vida cotidiana en muy diversos aspectos y circunstancias. Tanto es así que nada o muy poco de lo que en él acontece nos resulta ajeno, requiriendo formas de imaginarlo, organizarlo y utilizarlo cada vez más complejas y desafiantes.

José Antonio Caride Gómez





A detenção por um prazo máximo de 18 meses, a proibição da readmissão durante 5 anos e a possibilidade de expulsar menores são os pontos mais controversos da "normativa de repatriação", a lei europeia para endurecer as regras para com os imigrantes ilegais.

AFP





Todas as pessoas que estão directa ou indirectamente ligados à "Educação Especial" têm tido ultimamente uma grande quantidade de informação sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) da Organização Mundial de Saúde.

David Rodrigues





A América Latina converteu-se na terceira região do mundo onde houve o maior aumento do número de milionários em 2007, com o Brasil na liderança, segundo um estudo do banco americano Merrill Lynch e da consultora de informática Capgemini divulgado em 24 de Junho.

AFP





Quando, em 13 de Junho de 2008, os irlandeses rejeitaram o tratado de Lisboa, reforçando o não francês e holandês à União Europeia, diversos corifeus da ordem (ou desordem ?!) que esta representa apressaram-se a defender uma solução para a crise gerada por esta recusa, fazendo transparecer, sem pudor, as mais variadas formas de temor e, simultaneamente, de desrespeito pela vontade soberana dos povos.

José Marques Guimarães





É muito grande o Hotel Chelsea em Nova Iorque. Quero dizer que não é apenas grande como edifício, mas também como história, como mitologia, como ponto de encontros e desencontros que contam cinquenta histórias diferentes, que são como um fim de uma história maior e têm ao mesmo tempo a sua autonomia, por vezes a sua solidão radical, e a sua violência também.

Paulo Teixeira de Sousa





No meio de uma crise, com baixos índices de qualidade e fuga de cérebros para países desenvolvidos, a educação universitária na América Latina está desfasada em comparação com outras regiões, concluíram especialistas convocados pela Unesco para estudar o assunto em Cartagena, Colômbia.

AFP





A Assembleia da República aprovou recentemente a criação de uma base de dados de DNA para fins de identificação civil e criminal, num processo que passou quase despercebido.

Margarida Gama Carvalho





Uma estrela não dura para sempre, apesar de na escala de tempo de uma vida humana as estrelas nos parecerem imutáveis, pois têm durações que podem variar entre alguns milhões e milhares de milhões de anos.

Visionarium





Não há resposta face aos fenómenos de indisciplina nas escolas se não formos capazes de enfrentar algumas das crenças e dos equívocos em que, tantas vezes, nos atolamos quando abordamos essa problemática. Como defendemos no último artigo, a indisciplina escolar nem pode ser entendida como um fenómeno que nos é absolutamente exterior e estranho, nem pode ser entendida como um fenómeno tendencialmente homogéneo.

Ariana Cosme
Rui Trindade 





Um grupo de amigas adolescentes americanas da cidade de Gloucester, em Massachusetts (nordeste), fez um pacto para engravidarem e criarem os seus bebés juntas, revelou a revista "Time", em meados de Junho.

AFP





A educação não remete apenas para a escola. Se o sentido corrente da palavra educação e as próprias ciências da educação, tantas vezes, remetem o ensino e a aprendizagem para o domínio das aulas e das escolas, a verdade é que a antropologia há muito que faz notar que a escolarização dá às crianças e jovens apenas um pequeno contributo para a inculturação e construção identitária.

Ricardo Vieira





Índios brasileiros pediram ajuda esta semana aos políticos de Londres contra os ataques às suas terras na Amazónia, durante uma viagem pela Europa para lançar um apelo desesperado para salvar o território, que segundo eles, é cobiçado por "poderosos latifundiários".

AFP





A escola de nosso tempo tem sido caracterizada, entre outras coisas, por um lugar estranho e promotor de desencontros, principalmente para aqueles que, estando nela cotidianamente, deveriam sentir-se em casa, e, no entanto, vêm se sentindo deslocados, sem desejo e sem prazer de ali estar.

Vilson Sebastião Ferreira





Uma investigadora portuguesa, Vanessa Batista, esteve na Antárctida entre Janeiro e Fevereiro deste ano para perfurar o solo sempre gelado (permafrost) e conhecer os efeitos das alterações climáticas. Conseguiu fazer um dos raros furos com mais de 25 metros de profundidade na Antárctida. O projecto, integrado no recente Programa Polar Português, foi o primeiro no continente branco a contar com financiamento português. Os resultados foram apresentados na Fundação Calouste Gulbenkian, entidade que financiou a expedição, integrada na campanha Antárctida espanhola, com 60 mil euros.

AFP





A visão da afro-descendência como problema, dominante na sociedade brasileira no final do século XIX, não deixou de se fazer presente nas artes visuais, em obras que continuaram a construir um lugar secundário, marginal, para os negros. O quadro emblemático a esse respeito éRedenção de Cã, de Modesto Brocos, de 1895.

Roberto Conduru





O candidato democrata à eleição presidencial americana de Novembro, Barack Obama, escolheu a economia como primeiro tema no confronto contra o republicano John McCain, ao iniciar uma viagem de duas semanas pelo país para propor soluções para a crise.

AFP





Este é o primeiro de um conjunto de seis reflexões em torno do ensino on-line. As circunstâncias que deram origem à sua escrita, no âmbito desta rubrica era digital, são múltiplas. Devo referi-las para situar o leitor. A primeira é o facto de a Universidade Aberta ter criado Um Modelo Pedagógico Para a Educação a Distância e ter iniciado sua transformação em Universidade Virtual. 

José da Silva Ribeiro





A água salgada causará um décimo das doenças e seis por cento das mortes no mundo, segundo um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) que destaca uma forte desigualdade entre países ricos e pobres.

AFP





Peter McLaren

Nascido em Toronto, no Canadá, em 1948, Peter McLaren é considerado por muitos autores não só como o mais conceituado professor de ciências sociais da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), mas também como o mais polémico. Naturalizado americano em 2000, é actualmente Professor de Educação na Graduate School of Education & Information Studies da UCLA. 
É autor, co-autor e editor de aproximadamente quarenta livros e monografias. Mais de uma centena de artigos, entrevistas, críticas e colunas literárias suas foram publicados em dezenas de jornais e revistas especializadas desde a publicação da sua primeira obra, "Cries from the Corridor", em 1980. Quatro dos seus livros venceram o American Education Studies Association Critics Choice Awards pela sua qualidade na área da literatura educativa. 
Tem sido conferencista convidado em inúmeras universidades norte-americanas, latino-americanas e europeias, onde aborda de uma perspectiva transdisciplinar quatro áreas pelas quais ficou conhecido internacionalmente: a pedagogia crítica, a educação multicultural, a etnografia crítica e a teoria crítica. Os seus trabalhos estão traduzidos em espanhol, português, catalão, chinês, coreano, japonês, finlandês, alemão, polaco, hebraico e francês. Peter McLaren foi o primeiro laureado do Prémio Paulo Freire para a Justiça Social, atribuído pela Chapman University, em 2002. Foi também alvo de um doutoramento honorário pela Universidade da Lapónia, na Finlândia, em 2004. Em 2005, um grupo de docentes e activistas do norte do México fundaram a Fundación McLaren de Pedagogia Critica com o intuito de divulgar o conhecimento do seu trabalho neste país e promover projectos na área da pedagogia crítica e educação popular. Em 2006, a Universidade Bolivariana da Venezuela inaugurou a Cátedra Peter McLaren. 
Admirador confesso de Fidel Castro e de Hugo Chávez, sendo próximo do líder venezuelano, esta condição coloca-o numa posição frágil no seu país, onde é considerado um professor radical e subversivo. A tal ponto que, em 2006, McLaren apareceu à cabeça de um controverso projecto intitulado "The Dirty Thirty", uma listagem dos trinta professores politicamente mais radicais (leia-se "perigosos") da UCLA. A sua página pessoal pode ser visitada em www.gseis.ucla.edu/faculty/pages/mclaren/ 
Recentemente, McLaren esteve presente no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho como orador na conferência "Pedagogia Crítica como Prática Revolucionária" e no lançamento do livro "Pedagogia Crítica contra o Império", publicado pelas Edições Pedago, escrito em co-autoria com a sua colega Nathalia Jaramillo. Aproveitando a ocasião, a PÁGINA entrevistou este controverso - e simpático - professor americano.

Entrevista conduzida por Ricardo Jorge Costa





Em 2006 a oferta de cursos profissionais foi alargado aos estabelecimentos da rede pública, acabando com o regime de quase exclusividade que as escolas profissionais mantinham desde a criação do ensino profissional em 1989. No entanto, de acordo com os profissionais que estão no terreno e que a PÁGINA teve a oportunidade de ouvir, as escolas do ensino público têm ainda algum caminho a percorrer se quiserem ganhar este desafio. As escolas profissionais, por seu lado, vêm-se não só confrontadas com a nova concorrência mas atravessam um período de grave crise financeira provocada pelo atraso no pagamento dos subsídios a que têm direito.

Ricardo Jorge Costa





Eis, aí, o que ainda tem de chamar-se um país - Portugal - eternamente espar-tilhado e comprimido num Esquema estereotipado de relacionamento entre o Senhor e Amo e Patrão, dum lado, e do outro, o Escravo, Servo, Súbdito!... Não temos sido, real-mente, como Colectividade nacional, outra coisa (salvas muito raras excepções...), ao longo de quase meia dúzia de séculos, desde a fatídica batalha de Alfarrobeira (Maio de 1449), entre o Infante Dom Pedro, ex-Regente do Reino e Duque de Coimbra, acom-panhado dos homens dignos e nobres como Ele, dum lado, e do outro, o rei D. Afonso V e o seu tio bastardo, D. Afonso, conde de Barcelos/Bragança, transfigurados em coman-dantes da vilania nacional!... 'Se queres ver o vilão, põe-lhe a vara na mão'!...

Manuel Reis





A Alemanha comemorou em 20 de Junho o nascimento, há 60 anos, do Deutsche Mark (marco alemão), um aniversário que coincide com o de todo um sistema económico sobre o qual o país construiu a sua prosperidade, apesar de hoje já começar a enfrentar críticas.

AFP





Uma recente e breve notícia nos jornais e algumas imagens nas televisões, tomadas de uma aeronave, sobre a "descoberta", numa esconsa clareira da selva amazónica, de um pequeno grupo de índios pintados de vermelho e brandindo ameaçadoramente as suas azagaias contra o "monstro" que irrompera por cima do arvoredo cerrado, trouxeram-nos à memória duas figuras gradas da nossa literatura - Ferreira de Castro e padre António Vieira - para quem a "descoberta" de hoje também seria uma surpresa, mas por razões diferentes das dos intrusos aerotransportados.

Leonel Cosme





Um avião da companhia Air Índia foi parar num outro destino depois de os dois pilotos terem adormecido durante o voo, noticiou em 28 de Junho um jornal indiano.

AFP





Verano. Calor y ocio para muchas personas. Para otras, abandono y soledad. Lo saben bien algunos ancianos y ancianas que viven en estas fechas la asfixia de la temperatura y, sobre todo, la amargura resultante del egoísmo de sus hijos y familiares. Como los ancianos resultan un estorbo para algunos planes, sus familiares los dejan en residencias o, más sencillamente, solos. Qué tristeza la de quienes han dado su vida por alguien que, llegado el momento, lo abandonan a su suerte. A su soledad.

Miguel Ángel Santos Guerra





A democracia nem sempre funciona como alguns democratas querem. E não é só no Zimbabué. Na Irlanda, por exemplo, o referendo sobre o Tratado de Lisboa foi negativo para quem defende o Tratado de Lisboa, por exemplo para Durão barroso, presidente da Comissão Europeia (CE) que já denunciou tentativas de alguns políticos de aproveitarem o 'não' irlandês para criticarem Bruxelas. O que para ele é inaceitável. 

Júlio Roldão





O ELEMENTO FUNDADOR DA SOCIEDADEOCIDENTAL, DO PONTO DE VISTA DA SUA ONTOLOGIA, VEM DA GRÉCIA CLÁSSICA econsiste em ter dividido as coisas humanas, o observador, das coisas naturais,aquele que é suposto explicá-las, ou seja, domesticá-las, trazê-las para o ladoda cultura.

Vítor Oliveira Jorge





Os estudantes de uma escola particular de Oakland, perto de São Francisco, estão a aprender a plantar e a cuidar da «Cannabis Sativa» - a famosa marijuana - para utilização com fins terapêuticos, num Estado aberto a esse tipo de prática.

AFP





Jarbas dos Santos Vieira

Jarbas dos Santos Vieira é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, onde lecciona nos níveis de graduação e de mestrado e doutoramento. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-Doutorado na Universidade de Barcelona, em 2003, tem experiência na área de Educação, com ênfase em áreas como Teoria Curricular e Trabalho Docente, trabalhando principalmente os seguintes temas: currículo, educação, identidade, políticas educativas e processo de trabalho docente. 
Esteve presente como conferencista no encontro "A Educação Pública em Debate", que se realizou no final de Maio na Universidade do Minho, onde apresentou a comunicação "Política educativa e curricular: a mercantilização do ensino público no Brasil". Partindo deste tema, entrevistamos este especialista através de correio electrónico e colocamos-lhe uma série de questões através das quais pretendemos contribuir para desconstruir o actual discurso neoliberal sobre a educação.

Entrevista conduzida por Ricardo Jorge Costa





A impressão imediata que o fenómeno das novas seitas religiosas nos transmite, é que o campo teológico, durante séculos monopolizado pela Igreja está, desde algum tempo, sujeito a um regime de concorrência que, embora possa chocar piedosas consciências não pode, na verdade, ser ignorado.

Aurélio Lopes





As palavras nem sempre são entendidas da mesma forma. Entre elas, algumas têm um peso emocional que as torna ainda mais propícias a variadíssimas interpretações. Gueto, que, em Roma, significava bairro de Judeus, evoluiu para um espaço-prisão. Bairros com habitações baratas, onde vivem pessoas sem grandes posses, bairros na periferia das grandes cidades, bairros onde vivem pessoas que têm uma cor de pele que as identifica como de origem não europeia, ou com perfis desviantes do considerado lusitano, ganham rapidamente o rótulo de gueto, espaço de onde não se sai.

Pascal Paulus





As imponentes Cataratas do Iguaçu, cartão-postal compartilhado pelo Brasil e Argentina, estão entre as candidatas a serem uma das sete maravilhas naturais do mundo e, para tanto, precisam do apoio de cerca de 20 milhões de votos pela Internet, na campanha organizada por uma fundação privada.

AFP





Actualmente os programas de promoção da saúde tentam melhorar o impacto das intervenções através do uso de diversos níveis. Assim, para além do trabalho directo com os alunos, a formação a professores, a encarregados de educação e a diversos outros actores da escola, o currículo escolar fornece um contexto privilegiado de actuação. Trata-se de cruzar os diversos determinantes da saúde com conteúdos curriculares que possam ser trabalhados de uma outra forma. A alimentação saudável, a prevenção de consumos de álcool, drogas e tabaco, o exercício físico, entre muitos outros determinantes, cruzam-se com a normal actividade docente.

Rui Tinoco





Sem saber como, nascemos. Nascemos sem saber muito bem porquê. Somos resultado da paixão dos nossos adultos. Essa paixão que não permite pensar, apenas agir. Essa paixão que tem, quase sempre como consequência, dar vida. E o caminho ao Gólgota começa. Dizer que viver não custa e, a seguir, referir o caminho ao calvário, parece uma contradição. No entanto, contradição não é. Dizer que viver não custa é já definir esse caminho semeado de espinhos dos preços, dos horários de trabalho prolongados, das esperas imensas de transportes lotados.

Raúl Iturra





E pode ver tantos exemplos destes que não o conseguirá fazer. No Mundo de hoje transferiram-se já em massa as unidades fabris para a China, que em troca produz bons produtos, em troca também de ter centenas de milhões de escravos (os produtos são bons quando produzidos sob controle estrangeiro). Fora esse caso, na "Nova China" produz-se lixo, tudo isto com custos ambientais à escala global.

Carlos Alberto Mota





De longe, permanece sempre a memória da paisagem serrana rude e agreste ou do manto diáfano de neve em dias de invernia, porque as serras da Estrela e Nave ou os lugares míticos de Melo, Folgosinho e Gouveia percorrem de forma solene tantas páginas comovidas da obra do autor de Para Sempre. Mas outras paisagens e lugares também comparecem no fio dos anos e em nome da terra, como Évora, Coimbra, Guarda ou Lisboa. Mas é sobretudo no silêncio de Fontanelas e noutras paragens de Sintra que, numa espécie de festim e de alegria, se regista essa longa presença das águas encapeladas que correram por muitos frios Invernos, para nos fazer lembrar as origens serranas e os diferentes lugares que atravessam a criação literária de Vergílio Ferreira, num trajecto que teve mais de cinquenta anos às voltas com os segredos da escrita.

Serafim Ferreira





No passado dia 22 do mês de Abril comemorou-se o Dia Mundial da Terra. Já passaram algumas semanas após essa data. Hoje, no momento que estou escrevendo este texto, veio-me à lembrança o astrofísico e cientista Hubert Reeves, famoso desde que deu à estampa, em meados dos anos 80, o belíssimo livro, "Um pouco mais de Azul". Há uns anos atrás esteve no nosso país, aquando do lançamento da sua última obra, "Aves, Maravilhosas aves. Os diálogos do Céu e da Vida" (ainda este ano surgirá mais uma publicação da sua lavra).

António Cândido Miguéis





O que hoje se denomina "universo lusófono" é, na verdade, um continente linguístico que tem "a Língua Portuguesa como base entre uma Cultura diferenciada de nações colonizadas entre os séculos XVI e XVIII pelo Império luso e católico, uma vez que um não existiria sem o outro", na observação da Profª Mariana d`Almeida y Piñon [in Conversa na Web, Grupo Granja; São Paulo. Br., 2006]. Cada uma dessas nações é uma Cultura regional, e, pela mistura luso-afro-americana ("brasileira" é um posicionamento posterior), um painel multi-racial que faz da Língua Portuguesa um meio vivo de comunicação, independentemente da sua matriz.

Rosemary O`Connor





Está a ganhar força e créditos a teoria do criacionismo, nomeadamente nos Estados Unidos da América, onde já foi estipulado ser considerada parte integrante de alguns currículos escolares. O criacionismo, segundo o qual confere à realidade uma autoria que lhe é exterior, leva à crença em entidades divinas e a visão panteístas do mundo. Um ser divino é responsável pela obra da criação. Durante séculos, o criacionismo explicou o mundo e o homem através da religião e de Deus.

Paulo Frederico F. Gonçalves





Sobre os animais, persiste entre nós o acentuado enfoque antropocêntrico. Para se chegar a essa conclusão não é difícil, basta observar o que dizem as crianças, folhear nossos livros didáticos ou assistir aqueles programas de televisão que se difundem atualmente sob um falso perfil educativo.

Júlio César Castilho Razera





"O professor é sobretudo um profissional da relação (...) é uma profissão com enormes possibilidades de realização pessoal e, simultaneamente, é uma profissão em que a frustração quando acontece, pode ter um dos efeitos mais destruidores, uma vez que, quando não me realizo profissionalmente, não me construo como pessoa" (Teixeira, 1995, p. 161).

Luís Filipe Firmino Ricardo





Podemos considerar que o processo ensino-aprendizagem foi eficiente se foi capaz de formar sujeitos críticos, autênticos, dispostos a transformar realidades e não apenas bons receptores de conteúdos passados e assimilados sem maiores reflexões sobre o contexto em que se produziram, sua relação com o desenvolvimento da sociedade como um todo e sua repercussão e/ou conexão com o presente, de modo que ele seja capaz de se posicionar de forma crítica.

Isabel C. S. Vargas





Centralizar o discurso no aluno, e nomeadamente no seu lado bom, significa analisarmos a escola e o modo como ela se organiza ao nível político (organização do sistema das escolas), ao nível organizacional (diferenciação dos patamares de exigência dentro do mesmo currículo escolar) e ao nível pedagógico-curricular (diferenciação de metodologias e estratégias) de forma a valorizar os pontos fortes dos seus habitantes.
Sabe-se que um indivíduo possui várias inteligências: inteligência linguística (aptidão para as palavras); lógica/matemática (aptidão para os números), espacial (aptidão para a arte), cinestésica (aptidão para as actividades relacionadas com o corpo), musical (aptidão para a música); interpessoal (aptidão para estabelecer relações interpessoais) e intrapessoal (aptidão para o autoconhecimento), e por isso mesmo, a escola e os professores deverão esforçar-se por desenvolver estilos de aprendizagem e actividades que se adaptem às várias maneiras (inteligências) de o aluno saber, compreender e aprender coisas sobre o mundo.

Miguel Gameiro Silva





No princípio do ano lectivo 2007/2008, fiquei satisfeito por ter sido eleito delegado de turma e, mais tarde, representante dos alunos no Conselho Pedagógico. O entusiasmo adveio, senti que podia fazer a diferença e fazer valer a minha opinião em conjunto com a de todos os outros alunos, meus colegas, no órgão máximo da escola que frequento. Jovem e idealista, sonhava em remodelar o sistema e o método utilizados, em fazer valer os direitos e os deveres dos alunos.

Manuel João Cardoso





Redação





Estávamos em Março de 1935. Lembro-me bem do vestido que trazia nesse dia, com uma gola de renda muito bonita que quase o fazia novo. Habilidades da minha mãe para enganar as dificuldades de comprar vestidos novos, mas satisfazer a garridice de menina.

Angelina Carvalho


  
A Página impressa
N.º 180
Ano 17, Julho 2008


Publicidade


Voltar ao Topo