Página  >  Edições  >  N.º 180  >  Chelsea on the rocks

Chelsea on the rocks

É muito grande o Hotel Chelsea em Nova Iorque. Quero dizer que não é apenas grande como edifício, mas também como história, como mitologia, como ponto de encontros e desencontros que contam cinquenta histórias diferentes, que são como um fim de uma história maior e têm ao mesmo tempo a sua autonomia, por vezes a sua solidão radical, e a sua violência também.
É tão grande que quase podíamos acreditar que este lugar, onde viveram, criaram, sofreram, beijaram, brincaram, trabalharam tantos artistas, super-célebres ou desconhecidos, por vezes artistas unicamente da sua própria existência, estava ao abrigo do tempo e, talvez um pouco como dizia Godard a propósito do cinema, era um abrigo do tempo. Mas não. Acabou. Os facínoras da era de Reagan não tiveram a sua pele. Mas os da era Bush sim. Isto pôs em cólera Mr. Ferrara, que pegou na sua viola e na sua câmara e se instalou com as duas nos locais para fazer um documentário a régua e esquadro. Um verdadeiro documentário, completamente rígido, com cães-fantasma e a morte de Nancy ao lado de Sid Vicious, com stars, quadros, caretas, sorrisos, escadas e corredores que sulcam a memória, que atravessam o sentido de uma utopia muito concreta, de facto muito simples, como explica calmamente aquele que a incarnou durante decénios, o ex - director do hotel virado para os accionistas, Stanley Bard, hoje septuagenário. Uma utopia onde habitaram Dylan Thomas e Bob Dylan, Stanley Kubrick e Andy Warhol, Allen Ginsberg e... e digam um nome à sorte...ele(a) esteve lá. Mas vai ser destruído, lá, sob os nossos olhos e não há nada a fazer? Nada, e um filme.
«Chelsea on the Rocks» é título de um filme realizado por Abel Ferrara, que passou em Cannes na secção «Un Certain Regard». Será que vamos ter a oportunidade de vê-lo? Da maneira como está a distribuição de cinema neste país não acredito. Mas...

Paulo Teixeira de Sousa


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 180
Ano 17, Julho 2008

Autoria:

Paulo Teixeira de Sousa
Escola Secundária Especializada de Ensino Artístico de Soares dos Reis, Porto
Paulo Teixeira de Sousa
Escola Secundária Especializada de Ensino Artístico de Soares dos Reis, Porto

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo