Página  >  Edições  >  N.º 174

a Página

O discurso conservador pretende que a escola e os professores se devem deixar de filosofias e 'paninhos quentes' e fazer aquilo para que, segundo eles, existem: ensinar, ser exigentes, avaliar, seleccionar, distinguir. Arrumar para longe questões que só complicam: os contextos sócio-culturais, as pessoas que 'moram' nos alunos, as diferentes situações e ritmos?. Quando alguém introduz estes factores como relevantes para a aprendizagem, a moda, agora, é arrumá-lo e desqualificá-lo, chamando-lhe 'filho de Rousseau'. 

Manuel Pinto





Editorial

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, cujo dia mundial se comemorou em 10 de Dezembro, emergiu no século passado [10.12.1948] conseguindo estabelecer e codificar um amplo conjunto de direitos políticos, económicos e sociais. Seria um sinal de progresso civilizacional se a humanidade assumisse como sua grande tarefa, neste século, zelar pela sua completa aplicação.

José Paulo Serralheiro





O desporto, não saiu muito bem da segunda Guerra Mundial (1914-1918). De uma maneira geral, os líderes desportivos de diversos países europeus, tinham estado associados aos antigos regimes políticos, tendo, muitos deles, sido um autêntico joguete nas mãos dos partidos detentores do poder. O desporto chegou mesmo a ser em diversos países, um instrumento político dos regimes instituídos. Assim, quando a guerra acabou, ninguém sabia muito bem o que fazer ao desporto. As confusões eram muitas, e os receios vários.

Gustavo Pires





DESCUIDOS

"A citropsis está a desaparecer, as pessoas utilizam-na em excesso: é o Viagra local!", conta Robert Kungujje, um guia do bosque de Mabira, no Uganda, enquanto mostra a chamada «árvore do sexo», apreciada pelas suas propriedades afrodisíacas.

AFP





Estas são as palavras, para muitos inesquecíveis, de Captain Kirk, personagem da série televisiva de sucesso global Star Trek, na busca de vida inteligente no insondável universo. 

Paulo Raposo









OPÇÕES

Pela primeira vez, os jovens europeus expressaram a sua preferência pela Internet em detrimento da televisão, segundo um estudo realizado em 10 países e publicado em 5 de Dezembro.

AFP





Já sabemos? basta consultar os dados estatísticos quer o ministério divulga? que o insucesso escolar é absurdamente elevado. Já sabemos que, em cada ano lectivo, centenas de milhares de alunos não conseguem transitar de ano. Já sabemos que o secundário chumba um terço dos seus alunos e que, no final do décimo segundo, cerca de metade fica à porta da universidade. Sabemos que a reprovação atinge quase um quarto dos alunos do sétimo ano e quase metade do décimo ano. Já sabemos que, no segundo ano, acontece uma primeira degola dos inocentes.

José Pacheco





Há pouco tempo no Brasil fomos surpreendidos pelo destino do vôo JJ 3054, um airbus que decolou da cidade de Porto Alegre em direção ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Na aterrissagem, não desacelerou suficientemente na pista - uma das mais curtas do País -, e chocou-se com o edifício de sua própria empresa aérea.

Isabel Cristina Moura Carvalho





Contava a professora que hoje lhe tinha acontecido uma coisa algo inédita na sua já longa carreira de trabalho no secundário. Dera-se o caso de um aluno do décimo primeiro? aliás, um rapaz que até lhe parecia atinadinho? ter desaparecido da sua carteira da sala de aula e no seu lugar ter deixado um bilhete com estes dizeres? volto já. Estava agora a falar descontraidamente com um colega lá ao fundo da sala.

Manuel Matos





INSENSIBILIDADES

A organização americana Human Rights Watch (HRW) denunciou que a vida dos imigrantes com vírus da SIDA, presos nos Estados Unidos, corre perigo por falta de tratamento adequado. "O governo americano não tem ideia de quantos imigrantes presos têm o vírus HIV ou SIDA e quantos recebem o tratamento necessário", criticou Megan McLemore, do programa da HRW para HIV/SIDA, ao apresentar um relatório da organização sobre as condições de detenção.

AFP





No que diz respeito à educação, em geral, e à universidade portuguesa, em particular, vivemos actualmente um tempo com características muito peculiares que são, aliás, bastante congruentes com as tendências mais pesadas que decorrem de algumas das formas pretensamente hegemónicas de conceber o mundo.

Almerindo Janela Afonso





Há pouco mais de 20 anos, Simões Alberto, do PSD, mandava pôr fim à maior parte das experiências em Educação desenvolvidas em Portugal pela Direcção Geral do Ensino Básico. A atitude de não investir - num país ainda hoje tão árido em inovação pedagógica e (consequentemente?) bem ténue em sucesso escolar e educativo - significa por si só a opção de coarctar o desenvolvimento de competências essenciais nos cidadãos.

Rafael Tormenta





SAÚDE

As emissões das radiofrequências e microondas dos telemóveis aumentam o risco de adquirir cancro nas glândulas salivares, afirmou um estudo realizado por um grupo de investigadores israelitas.

AFP





O ambiente era festivo. Não seria de esperar aquele desabafo numa noite assim. «Se pudesse ia-me embora da escola já amanhã». Uma amargura, como que envergonhada, embargava-lhe a voz e foi perante o nosso silêncio algo embaraçado que rematou: «Nunca pensei que um dia seria capaz de dizer isto».

Ariana Cosme
Rui Trindade 





No dia 13 de Dezembro de 2007 foi assinado em Lisboa o Tratado Reformador da União Europeia, acto que, para os representantes dos estados subscritores, é certamente encarado como um contrapeso à derrota política resultante da rejeição da primeira versão deste acordo "constitucional" nos referendos de França e da Holanda.

José Marques Guimarães





CAPACIDADES ANIMAIS

Os elefantes africanos são capazes de memorizar o odor de pelo menos 17 congéneres e assim seguir a sua pista no meio da savana, segundo um estudo realizado no Parque Nacional de Amboseli, no Quénia, e publicado nas Biology Letters da Royal Society britânica.

AFP





Proponho-me aqui a refletir e os convido a pensar comigo sobre as perspectivas teóricas, temáticas e metodológicas dos estudos sobre memória e formação de professores. A memória, como elemento constitutivo da formação humana, é aqui pensada a partir de estudos e da atuação como professora da disciplina "Memória e formação de professores" no curso de Pós-graduação em Educação da UNINCOR/MG, Brasil.

Margarita Victoria Gómez





A Itália está alarmada com o peso do dinheiro da máfia na economia da Europa e pede medidas para deter o fenómeno, que tem crescido notavelmente com a globalização, advertiu o presidente da comissão antimáfia do parlamento do país, Francisco Forgione.

José Paulo Serralheiro
AFP 





"VELHAS TECNOLOGIAS"

Queremos ser, no espaço de 3 anos e nas palavras do Primeiro Ministro, José Sócrates, um dos cinco países de proa na União Europeia no que se refere aos recursos informáticos e tecno-didácticos disponíveis na escola, na sala de aula. Mas alguém, no seu mais sensato bom senso, se oporá a isso? Não creio. No entanto, aquela velha máxima, velha porque aparentemente agoirenta, do "está-se a fazer a casa pelo telhado" talvez não seja de todo despropositada, neste caso, e valha a pena "separar o trigo do joio".

Henrique Vaz





CONHECIMENTO ANIMAL

Os cães são capazes de organizar fotografias por categorias, da mesma maneira que o fazem os humanos e primatas, segundo um artigo da revista especializada britânica New Scientist.

AFP





Se suele hablar del dinamismo y la vitalidad de la juventud como fuente de cambio, de creación e innovación, pero a menudo es considerada también como un problema al que no se sabe muy bien cómo dar respuesta. Los jóvenes nos resultan incómodos. Ni son niños a los que se les pueda decir lo que han de hacer ni son adultos con los que tratar de igual a igual. El suyo es un estatus que nos resulta ambiguo y confuso.

Xavier Úcar Martínez





O director da CIA, Michael Hayden, informou num memorando interno endereçado ao pessoal da agência americana de informação, que o seu serviço destruiu em 2005 vídeos com interrogatórios de supostos membros da rede terrorista Al-Qaeda.

AFP





Quando Manoel de Oliveira nasce o cinema tem treze anos de idade. S.M. Eisenstein tem apenas dez. Manoel de Oliveira tem cinco anos quando Griffith realiza "Birth of a Nation". Em 1908, a montagem paralela está em gestação. Quando Oliveira nasce, Griffith dá a sua primeira volta à manivela. Quando Oliveira aprende as primeiras palavras, a sétima arte começa a descobrir a linguagem das imagens. A obra de Manoel de Oliveira é exemplar, pois oferece uma condensação da história do Cinema, das principais rupturas estéticas. De Lumière a Syberberg, via Vertov e Dreyer, ela traça a linha de evolução das formas cinematográficas.

Paulo Teixeira de Sousa





BOA NOTÍCIA

Um desenho inédito do pintor renascentista Michelangelo (1475-1564), realizado durante a construção da basílica de São Pedro no século XVI, foi descoberto nos arquivos da Santa Sé, anunciou na primeira semana de Dezembro o jornal oficial do Vaticano.

AFP





Talvez mais do que nunca a sociedade portuguesa está confrontada com o desafio de dar ao ensino secundário o impulso necessário que lhe permita cumprir cabalmente o papel que lhe compete. Entre outros importantes objectivos a alcançar é urgente e necessário: a) conseguir que todos os jovens que concluem o 9.º ano de escolaridade prossigam os seus estudos; b) garantir uma efectiva e equilibrada diversidade de ofertas educativas e formativas; c) melhorar as aprendizagens dos alunos; e d) assegurar que a taxa de conclusões "descole" dos cerca de 50% em que se encontra há pelo menos 10 anos.

Domingos Fernandes





Cerca de 130 países participaram numa conferência em Viena para proibir, já no fim de 2008, a utilização mundial das mortíferas bombas de fragmentação, que fazem vítimas quase que exclusivamente civis (98%) e sobretudo crianças. "É um sinal claro de apoio ao nosso objectivo", salientou a ministra austríaca das Relações Exteriores, Ursula Plassnik, durante a cerimónia de abertura da conferência, ao receber uma petição com um milhão e meio de assinaturas procedentes de todo o mundo para a proibição destas armas.

AFP





O Brasil é o país da "democracia racial", somos todos iguais de acordo com a lei. Temos os mesmos direitos. Afinal a escravidão já acabou. A Lei Áurea já foi assinada. Por que será então, que depois de mais de cem anos da abolição da escravatura, os negros ainda continuam inferiorizados em relação aos brancos. Será que podemos chamar o que acontece de fato em nosso país de "democracia racial"?

Rosilene dos Santos Cerqueira





INSENSIBILIDADE

Milhões de crianças morrem anualmente por doenças passíveis de serem curadas com tratamentos simples, porque não têm acesso a medicamentos seguros, eficazes e com preços acessíveis, denunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

AFP





Naquela tarde, um torvelinho preenchia a nossa presença na escola. Tudo girava incessante ao redor das coisas que ali pareciam feitas apenas de ausências. Mas nada fora do comum. Como em outras tantas vezes, cada instante, cada minuto aflito olhado para o relógio, colocava abaixo, uma após outra, crenças e convicções a respeito do que nos fazia professores e eles, alunos. Até que aqueles rapazes, de repente, chamassem a minha atenção para um descaminho, outra escola aparecesse e uma arte fosse insinuada, desenhada suavemente com os seus gestos, as costas das asperezas vividas.

Aristóteles de Paula Berino





HISTÓRIA

"Ninguém tirou uma fotografia, ninguém fez nada para registar o acontecimento para a história." É assim que Dene Friedman, uma enfermeira especializada em transfusões, recorda o primeiro transplante cardíaco da história, uma cirurgia à qual assistiu quando ainda era estudante.

AFP





MÉXICO

Cresce nos Estados Unidos o "rancor e a semente da inimizade", e em alguns casos, o "ódio e a discriminação" contra os migrantes, principalmente contra os mexicanos, denunciou o presidente do México, Felipe Calderón.

AFP





Os crescentes avanços das Tecnologias Digitais estão a criar novos meios de interacção entre as pessoas, mudando alguns hábitos e criando outros, por todo o mundo, gerando grandes mudanças e expectativas no processo educacional.

Adelina Silva





Fernando dos Santos Neves, senhor de um vastíssimo curriculum de onde destaco as nomeações como primeiro reitor da Universidade Lusófona de Lisboa e como reitor da Universidade Lusófona do Porto, bem como o doutoramento em Filosofia e em Ciências Sociais Aplicadas (na especialidade de Pensamento Contemporâneo), Fernando dos Santos Neves ficou mais confiante no entrevistador quando eu lhe perguntei se poderia retratá-lo como alguém que tem passado a vida a tentar acertar as horas de Portugal pela hora da modernidade.

Júlio Roldão





Um dia, me deparei com uma reportagem de Roberta Bencini sobre avaliação, feita para a Revista Escola. A matéria traz, como novidade, o uso de recursos audiovisuais na elaboração do "boletim escolar": 
Algumas escolas anexam ao texto descritivo fotografias, fitas de vídeo e portfólios. Seja qual for o produto final, o resultado depende de uma rede que começa com o projeto pedagógico da escola, passa pelo plano, anual ou semestral, até chegar ao planejamento do professor (Bencini, 2006).

Paulo Sgarbi





A sociedade, modernizada, precisa de organização, e eficiência. Para obter um emprego, para conseguir uma promoção, para fazer carreira, o sujeito precisa de exibir as suas qualidades, ostentar os seus êxitos. Já existem até manuais que ensinam o cidadão a preparar o seu curriculum vitae.

Leandro Konder





APONTAMENTO

Em Investigação-Acção, agindo-se reflexivamente sobre a realidade, para a sua transformação, num determinado sentido e intencionalidade, resulta no crescimento interactivo dos sujeitos singulares e dos colectivos que contextualizam essa interacção.  Lugar privilegiado de experimentação social é, assim, um espaço exemplar de "bricolage epistemológica".

Rosa Soares Nunes





A sociedade brasileira criou palavras que distinguem cada criança conforme a sua classe, a sua função, a sua casta, o seu crime. 
Os esquimós têm diversos nomes para indicar a neve. Para eles, cada tipo de neve é uma coisa diferente. Para os povos da floresta, cada mato tem um nome específico.

Cristovam Buarque





Um preso em cada 20 disse ser vítima, durante a sua prisão, de estupro ou de agressão sexual, nos Estados Unidos, nos últimos 12 meses, de acordo com um estudo do Departamento de Justiça, cujos resultados foram divulgados em meados de Dezembro pela organização Human Rights Watch (HRW).

AFP





As mudanças operadas nos espaços rurais nas últimas décadas traduzem-se, na actualidade, e em circunstâncias variadas, em comportamentos dos seus habitantes que, enquanto mostra da vivência de novas ruralidades, evidenciam os resultados dos modelos dominantes de desenvolvimento que, sucessivamente, têm vindo a afastar os habitantes locais dos seus espaços. Processos contínuos de encerramento de serviços públicos, factores associados ao aumento dos níveis de escolarização e às mudanças de cariz neoliberal no mundo do trabalho podem justificar o fenómeno.

Joaquim Marques
Rui Pedro Silva





O compositor Karlheinz Stockhausen faleceu no dia 5 de Dezembro de 2007, aos 79 anos, em Kürten, nas proximidades de Colónia, na Alemanha. Stockhausen nasceu a 22 de Agosto de 1928 em Mödrath, perto de Colónia, cidade onde estudou, no Conservatório Nacional de Música, piano e educação musical e, na Universidade, filologia germânica, filosofia e musicologia.

AFP





As doenças orais constituem, pela sua elevada prevalência, um dos principais problemas de saúde da população infantil e juvenil. Contudo, a cárie e as doenças periodontais, se adequadamente prevenidas e precocemente tratadas, são de uma elevada vulnerabilidade, com custos reduzidos e ganhos em saúde relevantes.

Ângela Meneses Alves





CRIMES

Centenas de crianças "pagam um alto preço" por causa da guerra no Iraque, sendo sujeitas a enorme violência, deslocação das populações e falta de escolas, revelou nesta sexta-feira o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência (Unicef).

AFP





O número de espécies que habitam o planeta é inimaginavelmente grande. Tão grande, que ainda hoje não o conhecemos com um mínimo de precisão. E se ainda somos ocasionalmente surpreendidos pela descoberta de um novo mamífero? um grupo com relativamente pouca diversidade? o que se passa quando entramos no reino dos insectos ou dos micróbios?

Margarida Gama Carvalho





Até ao século XVII, o aparecimento de um cometa despertava uma série de medos e presságios nefastos, pela sua aparição imprevisível e pela rápida alteração que sofria o seu aspecto estranho.

Carla Pereira
Visionarium





As actividades de enriquecimento curricular na escola do 1º CEB

Em função da experiência desenvolvida nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), importa reflectir sobre os desafios da qualificação das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no actual contexto educativo. Para tal, torna-se essencial clarificar que as AEC: a) devem cumprir uma função de qualificação do tempo livre dos alunos no contexto da sua vida na escola; b) têm de ser entendidas como actividades que respondem ao lazer activo dos alunos, através da sua implicação em diversificadas actividades; c) integram o currículo não formal dos alunos na escola; d) têm obrigatoriamente de possuir características organizacionais diferentes das aulas curriculares, que as crianças tiveram até às 15.30 H; e) não têm que ser iguais em todas as escolas, para todos os alunos; f) devem procurar centrar-se em actividades que respondam aos interesses e motivações dos alunos de cada escola, contextualizando dessa forma a sua acção; g) têm de deixar de ser como um mosaico que se constrói, em função de nº de alunos, nº de turmas, horas e actividades.

Rui Neves





Hoje em dia é comum assumir que nos países democráticos avançados praticamente a totalidade dos nossos meninos, meninas e adolescentes acedem à escola obrigatória. Em muitos casos, como em Espanha, a escolarização é praticamente universal a partir dos 3 anos de idade, isto é, antes do período obrigatório.

Xavier Bonal





As ciências "duras", ou "exactas", ou mesmo "naturais" apresentam-se muitas vezes, relativamente às ciências sociais e humanas, com um indisfarçado autoritarismo, sob a face pseudo-ingénua da verdade insofismável que é suposto revelarem-nos. Enquanto tais ciências - as primeiras, as autênticas - resolveriam problemas, não se perdendo em discussões "filosóficas", as segundas embrulhar-se-iam permanentemente em questões, de tal modo complicadas e "subjectivas" que, em vez de apresentarem soluções para os problemas, muitas vezes só serviriam para criar mais problemas e adiar as soluções.

Vítor Oliveira Jorge





A humanidade seria solidária, é dizer, sermos uns para outros, colaboradores em reciprocidade e simpatia, dar a mão sem reticências, devolver o beijo querido, tomar conta da parceira, não criticar o que não entendemos e outras qualidades quase rituais, como diz Durkheim em 1912, se, como Mauss criticou sistematicamente no seu jornal L? Humanité e nos seus textos políticos, recentemente aparecidos na PUF, 2002, não houver troca desigual entre países, grupos, castas, classes sociais, como demarcou Karl Marx e Friedrich Engels no seu texto de Paris de 1848: O manifesto comunista. Palavra que em francês é communitaire ou comunitária. Conceito que todos partilhamos para sermos solidários com os que amamos e com aqueles que nos tratam mal, conforme os nossos parâmetros.

Raúl Iturra





Quem fizer um balanço realista do que foi a Cimeira Europa-África só por uma visão paroquial, ignorância ou alheamento do contexto sociopolítico em que ela se realizava deixará de reconhecer duas evidências: o êxito inegável do desempenho organizativo da presidência portuguesa e o resultado possível (não sendo o desejável igual para as partes envolvidas) no confronto dos interesses diferenciados das 27 representações da Europa e 53 da África.

Leonel Cosme





As quebras de contrato irão mais notavelmente afectar o nível de confiança experimentado pelas duas partes, a intensidade do impacto irá depender do tipo de quebra de contrato experimentado, o número de quebras e quando elas ocorreram.

Maria Antónia Rocha da Fonseca Lopes





Os Estados Unidos ficaram mais isolados na conferência de Bali sobre o clima, depois de a Austrália declarar o seu "apoio total" às reduções em massa de emissão de gases causadores do efeito estufa.

AFP





Adolfo Casais Monteiro nasceu no Porto em 1908 e formou-se em História, Filosofia e Pedagogia. Foi professor do Liceu Rodrigues de Feitas, do qual se viu compulsivamente afastado nos primeiros anos do regime do Estado Novo. 

Serafim Ferreira





Rómulo Vasco da Gama de Carvalho (1906 - 1997) foi professor, pedagogo, investigador de História da ciência em Portugal, divulgador da ciência e poeta, sob o pseudónimo "António Gedeão". A sua obra poética é notável e muito conhecida.

Maria Gabriel Cruz





O peso vulgar do nosso protesto vai marcando sobre o humo que dá o pão, sela a lacre em cada passo o caminho e todos os segredos que ficam para trás perpetuam-se sob a forma das pegadas. Com arreio a jeito sobeja o zurrar em que rimos da própria figura, nem chega a ser um chamamento, exibindo a ternura do olhar vendado e o pêlo que uma escova insiste em domar coçando o flanco, esse ponto preciso que habituámos para os brasões de fogo a enaltecer-nos perante os suseranos.

Luís Miguel Brandão Vendeirinho





A fala acima aconteceu após meu primeiro encontro com uma turma em meu novo trabalho. E refere-se à prova de aula pela qual passei para ser aprovada em um concurso. A empolgação da aluna pelo encontro e a lembrança daquele dia serviram de alimento para a minha alma. O tema da prova foi "A função social, política, cultural e pedagógica das instituições educativas" e a participação dos alunos, superando em número a banca examinadora, levou vida para uma avaliação que decidiria um destino.

Adriana Maria Loureiro





Página n.º 42




Página n.º 43




Página n.º 43




Página n.º 44




Página n.º 45




Página n.º 45




Página n.º 46




Página n.º 46




Página n.º 47




Página n.º 48

  
A Página impressa
N.º 174
Ano 17, Janeiro 2008


Publicidade


Voltar ao Topo