Começou com 25 e vai agora com perto de sete mil, mais concretamente 6.956. Este é o número de estudantes portugueses que estão integrados no programa europeu Erasmus, lançado pela Comissão Europeia em 1987. No total, Portugal já enviou 81.560 estudantes, segundo os dados fornecidos à agência Lusa pela Agência Nacional Erasmus+.
De acordo com dados do programa de mobilidade no Ensino Superior Erasmus, divulgados em Bruxelas, relativamente ao ano 2012/2013, a bolsa média, a nível europeu, foi de 272 euros/mês. Em Portugal, dependendo do custo de vida no país de destino, o valor da bolsa atribuída varia entre os 200 e os 300 euros/mês, informam os dados da Agência Nacional Erasmus+, divulgados pela agência Lusa.
O enriquecimento educativo e o contacto com diferentes meios culturais são os principais motivos que levam os jovens portugueses a participarem neste programa de aprendizagem no estrangeiro. Espanha, França, Itália, Polónia e República Checa são principais países de destino dos portugueses que participam no programa Erasmus.
|