A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) apresenta a exposição ‘Direitos, Liberdades e Garantias’, de 2 de julho a 26 de outubro. A mostra assinala os 50 anos do 25 de Abril, focando-se no seu contributo para a consagração do Estado de Direito Democrático em Portugal e em alguns dos direitos e liberdades salvaguardados na Constituição de 1976.
A exposição abre com registos fotográficos da iniciativa Handwriting the Constitution, um projeto artístico e social de Morgan O’Hara, que ocorreu durante a tarde de 14 de outubro de 2017, no Jardim da FBAUP, em que participaram estudantes e docentes.
Desenvolve-se em torno de cinco núcleos correspondendo a outros tantos direitos garantidos pela Constituição: direito à expressão, direito à identidade, direito à habitação, direito ao trabalho e direito ao património cultural e natural.
A exposição reúne obras de artistas, designers e arquitetos de várias gerações, na sua maioria estudantes e/ou professores das Belas Artes do Porto, além de trabalhos resultantes do pleno uso desses direitos, possível depois do 25 de Abril.
A exposição apresenta exercícios de expressão de pensamento, manifestações de urgência e de recusa em calar, de escritores, músicos e grupos de teatro, apoiados por artistas e designers que fizeram capas, ilustrações e cartazes de divulgação.
Além de pintura, fotografia, desenho, entre outras formas de expressão artística, a exposição vai ser acompanhada por uma programação de debates e de visitas a decorrer em setembro e outubro.
De entrada livre, a mostra ‘Direitos, Liberdades e Garantias’ pode ser visitada no Pavilhão de Exposições, FBAUP, de 2 de julho a 26 de outubro, de terça-feira a sábado, das 14h às 18h. A exposição encerra em agosto.
|