Página  >  Agenda  >  Janeiro ativo no Batalha Centro de Cinema

Janeiro ativo no Batalha Centro de Cinema

Janeiro é um mês de muita atividade no Batalha Centro de Cinema, que mantém a retrospetiva da obra de Claire Denis, acolhe o festival IndieJúnior Porto e apresenta um ciclo temático dedicado às ‘Políticas do Sci-Fi’.

Até 29 de janeiro continua a retrospetiva integral da obra de Claire Denis, “um dos nomes mais influentes, estimulantes e ecléticos do cinema contemporâneo”, descreve o Batalha, que está a apresentar a obra por ordem cronológica. Assim, em janeiro, vai ser possível ver a metade mais recente da filmografia da cineasta francesa, incluindo a antestreia nacional dos filmes ‘Avec amour et acharnement’ (2022) e ‘Stars at Noon’ (2022).

Até 20 de janeiro, decorre a reta final do primeiro ciclo temático ‘Políticas do Sci-Fi’, com projeção de obras do documental ao ficcional, com uma palestra do académico T.J. Demos, com a realização de um workshop coordenado pelas artistas Diana Policarpo e Odete e com a exibição de ‘Ar Condicionado’ (2020), que vai contar com a presença do realizador Fradique.

Da programação do Batalha Centro de Cinema fazem ainda parte ‘Cousin’, um coletivo composto por artistas e cineastas descendentes de povos indígenas norte-americanos, que apresenta pela primeira vez em Portugal, de 12 a 15 de janeiro, “uma parte importante do seu corpo de trabalho, procurando-se, ao longo de quatro dias, ilustrar a vitalidade crítica de projetos fílmicos e performativos, assim como a diversidade formal e de género de várias obras, que cruzam o cinema de artista, de ficção e documental”.

A segunda edição do Luas Novas vai apresentar a 21 de janeiro curtas-metragens do realizador David Pinheiro Vicente e “a ideia de cinema que os seus filmes traduzem enquanto retratos da dimensão bela, mas também intrincada, dos nossos primeiros períodos de passagem”.

Entre os dias 23 e 29 de janeiro, o Batalha Centro de Cinema vai acolher a sétima edição do IndieJúnior Porto – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, que vai ter o mar como tema central.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo