Página  >  Agenda  >  FEST: o festival de cinema está de regresso

FEST: o festival de cinema está de regresso

Está de regresso o FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, que se realiza de 20 a 27 de junho, no Centro Multimeios, no Casino de Espinho e no espaço outdoor FESTival Village, em Espinho.

Num mundo em mudança, a 18ª edição do evento diz estar atenta à realidade e vai promover uma programação eclética, do cinema português às primeiras obras, passando também pelo cinema dos parceiros ucranianos do Festival de Odesa, em Espinho. “Tal como todos os jovens da sua idade, o festival olha para a humanidade, aponta o dedo ao que está mal e sugere soluções”, apresenta-se o FEST.

 

 

O festival conta com várias vertentes, entre elas a competição pelo Lince de Ouro (primeiras obras) e pelo Lince de Prata (curtas-metragens), o Grande Prémio Nacional (dedicado ao cinema português), a secção Be King Rewind (com um programa cheio de vencedores das últimas edições do festival ucraniano), a secção Flavours of the World (que vai destacar a Tunísia), a secção ECOS (para descobrir novos discursos cinematográficos) e o FEST Pro, do qual se destaca a presença em Espinho do argentino Gaspar Noé, que vai ser um dos oradores da secção profissional/indústria do FEST. Aqui também vai estar presente o britânico Gary Brown, supervisor de VFX (efeitos visuais).

Nesta edição, o FEST apresenta o evento Sound and Music Hub, que leva à Academia de Música de Espinho, a 24 e 25 de junho, grandes nomes do som no cinema. Para as escolas, o FEST apresenta seis programas de curtas – o NEXXT 2022 –, que mostram o que de melhor se faz pelas mais conceituadas escolas de cinema do mundo inteiro. Além disso, o Fest conta com uma secção para crianças e adolescentes, o FESTinha, e com sessões de cinema ao ar livre, a ter lugar no FESTival Village, com um programa que reflete o tema ‘Amor’.

 


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo