“Análise profunda, pensamento original e propostas mobilizadoras” – é a leitura que o economista e catedrático José Reis faz de A Crise, a Troika e as Alternativas Urgentes (Tinta da China), que vai ser lançado na Cooperativa Árvore, no Porto.
O livro, que reúne colaborações de vários autores, faz um balanço da aplicação do programa de ajustamento da troika e apresenta alternativas à política que tem sido levada a cabo em Portugal. “Os autores analisam, com verdade, origens, causas, responsabilidades e consequências dos problemas que estão a tolher o nosso futuro coletivo”, considera Manuel Carvalho da Silva (sociólogo e coordenador do Observatório sobre Crises e Alternativas). Por seu lado, o economista, ex-governador do Banco de Portugal e ex-ministro das Finanças, José Silva Lopes, concorda que o livro assenta “numa análise de elevada qualidade técnica e com melhor fundamentação do que a maioria dos que advogam posições semelhantes”.
À apresentação seguir-se-á um debate com a participação de Carvalho da Silva, Jorge Bateira e João Rodrigues (um dos autores).
|