Página  >  Notícias  >  Prémio de literatura de viagens atribuído a António Mega Ferreira

Prémio de literatura de viagens atribuído a António Mega Ferreira

O Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga foi atribuído a António Mega Ferreira, pela obra ‘Crónicas Italianas'. De acordo com o júri, coordenado por José Manuel Mendes e constituído por Annabela Rita, Guilherme d'Oliveira Martins e Isabel Cristina Mateus, a escolha é justificada pela “grande qualidade literária, na qual a viagem se associa à grande literatura, à arte e à cultura”, refere a autarquia de Braga, em nota de imprensa.

O júri destaca ainda que, com esta obra, “o clássico 'Grand Tour' cede lugar à descoberta das narrativas ocultas nas cidades de Itália e ao diálogo que com elas estabeleceram turistas apaixonados e grande autores da cultura europeia como Stendhal, Rilke, Proust e Freud. Viajar ganha, assim, uma rica dimensão de procura da vida, da História e da valorização do património cultural para além da imediata apreensão do que se vê e sente. Pode dizer-se que se trata de um precioso vade-mécum capaz de enriquecer a viagem e o viajante”, lê-se no comunicado.

Instituído pelo Município de Braga e pela Associação Portuguesa de Escritores, o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, que já vai na sua quinta edição, tem um valor monetário de 12.500 euros.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo