Página  >  Notícias  >  Atividades culturais à distância de um clique

Atividades culturais à distância de um clique

São tempos de recolhimento e proteção, de combate à propagação da pandemia Covid-19. Mas embora impedidos de sair de casa, é possível beber um pouco de cultura através da internet. Assistir a concertos, visitar museus, ler livros, ver filmes são algumas das atividades culturais disponíveis por inúmeras entidades.

Pedro Abrunhosa, Capicua, The Legendary Tigerman, Fausto Bordalo Dias, Ana Moura e Luísa Sobral são alguns dos 77 artistas que participam no festival ‘Eu Fico em Casa’. Cada concerto tem uma duração de 20 a 30 minutos e são transmitidos no Instagram dos artistas ou na conta do festival, que decorre até 22 de março.

Não é possível sair de casa para visitar uma exposição? Não há problema. Vários museus e galerias têm disponíveis visitas virtuais ou os seus catálogos expostos nos seus sites oficiais, como o Museu do Vaticano, o Museu Nacional de Arqueologia (Atenas), o Museu do Prado (Madrid), o Museu do Louvre (Paris), o Museu Britânico (Londres), o Metropolitan Museum of Art (Nova Iorque), Museu Hermitage (São Petersburgo), o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa), entre muitos outros espaços dentro e fora do país.

A Biblioteca Digital Mundial da UNESCO está com acesso gratuito e disponibiliza inúmeros documentos, da história do mundo, mapas, livros e manuscritos, gravuras, filmes, entre outros. A biblioteca digital, uma iniciativa conjunta da UNESCO, da Biblioteca do Congresso Americano e da Biblioteca de Alexandria, está disponível em sete línguas, entre as quais o português.

A Medeia Filmes apresenta a ‘Quarentena Cinéfila’, que permite ir ao cinema sem sair de casa e de forma gratuita. Os filmes estão disponíveis no site da Medeia Filmes, três vezes por semana – às terças, quintas e sábados, das 12h às 24 horas.

A Escola das Artes está a realizar diariamente, às 17 horas, programas em direto, com debates online sobre arte e cultura. Sessões que podem ser acompanhadas no site da Escola das Artes e na sua página no Facebook.

Estes são apenas alguns exemplos de sugestões culturais para tornar mais aprazível o tempo em casa. Ficar em casa é o que mais se pede hoje. E com cultura vai saber melhor, com certeza!

 

©MET Museum


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo