Página  >  Notícias  >  Roupas eletrónicas: o futuro em Aveiro

Roupas eletrónicas: o futuro em Aveiro

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) ajudou a desenvolver uma técnica pioneira que permite que fibras eletrónicas sejam entrelaçadas em tecidos têxteis. Esta descoberta pode revolucionar a criação de dispositivos eletrónicos vestíveis, pelo que poderá ser possível vestir roupa com ecrãs tácteis, permitindo a consulta de um email através de uma peça de roupa, por exemplo.

As roupas eletrónicas são atualmente fabricadas através da colagem de dispositivos nos próprios tecidos. Com este trabalho – que está a ser desenvolvido em parceria entre o Instituto de Materiais de Aveiro (CICECO), o centro de investigação em têxteis Centexbel (Bélgica) e a Universidade de Exeter (Inglaterra) – é possível integrar os dispositivos eletrónicos no tecido, revestindo fibras eletrônicas com componentes leves e duráveis que vão permitir que imagens e sinais luminosos sejam mostrados pelo próprio tecido, divulga a UA, em comunicado.

“É uma técnica que permite integrar dispositivos baseados em grafeno diretamente em fibras têxteis, mantendo o aspeto, flexibilidade e toque do tecido. Para já, criámos sensores de toque, tal como os usados nos ecrãs sensíveis ao toque, e dispositivos que emitem luz”, explica Helena Alves, investigadora do CICECO, que garante que “a combinação destes dispositivos permite, por exemplo, criar ‘touch-screens’ em tecidos ou objetos revestidos com têxteis, para visualizar informações”.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo