“A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais” é o tema da conferência internacional, promovida pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2016, no Centro Cultural de Belém e na Universidade Lusófona, em Lisboa.
Numa altura em que os números fornecidos pelos grandes estudos e inquéritos comparativos internacionais, como o PISA ou o TALIS, este encontro pretende promover a discussão nos contextos locais, nas realidades nacionais e nos processos transnacionais. Assim, vão estar em debate temas como Estudos Comparados em Interculturalidade ou Educação Colonial e Pós-colonial Comparada, bem como políticas de educação global e reformas nacionais ou a igualdade e a diferença numa escola para todos, compreensiva e inclusiva.
Vão estar presentes na conferência diversos oradores, portugueses e estrangeiros, entre os quais Carlos Alberto Torres (UCLA, Califórnia), Andy Green (U. Londres), Pablo Gentil (U. Estado do Rio de Janeiro), António Magalhães (U. Porto), Almerindo Janela Afonso (U. Minho) e David Rodrigues (Associação Pró-Inclusão).
O período de apresentação de propostas para as mesas temáricas e grupos de trabalho está aberto até 15 de junho, enquanto os resumos para os grupos de trabalho e para as comunicações devem ser enviados até 31 de agosto. Mais informações em www.spce.org.pt.
|