Formar técnicos de intervenção junto das famílias é o propósito do Mestrado em Ciências da Família, que arranca hoje na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
O programa curricular é diversificado e oferece especialização em Políticas de Família; Orientação e Mediação Familiar e Contexto Familiares de Risco. O seu principal objetivo é a formação de técnicos para a análise e intervenção junto das famílias, através do desenvolvimento de competências de observação, análise e reflexão sobre situações familiares de crise, implementação de estratégias de mediação familiar e políticas de conciliação, medição dos impactos de políticas de família, entre outros.
As saídas profissionais são por isso muitas: desde a prestação direta de serviços às populações; passando pela direção e gestão de serviços e instituições sociais, à consultoria nas áreas de intervenção e políticas sociais de família. Mas também a rrealização de estudos sobre o domínio especializado das Ciências da Família, a avaliação de projetos e políticas sociais e a mediação familiar.
A coordenação científica e pedagógica cabe a Helena Rebelo Pinto, Rita Lobo Xavier, João César das Neves e Maria do Rosário Carneiro.
a Página 09-02-2012
|