Página  >  Notícias  >  Nutricionistas querem tratar das ementas escolares

Nutricionistas querem tratar das ementas escolares

A Ordem dos Nutricionistas (ON) anunciou que uma das suas prioridades para o próximo ano é a luta por uma alimentação escolar saudável, que acredita poder ser assegurada por nutricionistas. Em comunicado, enviado à agência Lusa, a ON quer que o Governo contrate profissionais para que “supervisionem e orientem a elaboração das ementas de cantinas escolares de acordo com os princípios de uma alimentação saudável e equilibrada”.

Entre as motivações para esta exigência estão as recentes notícias de problemas detetados nas cantinas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que instaurou 28 processos e suspendeu a atividade de uma cantina escolar. Além disso, a ON recorda um estudo de 2014 da Direção-Geral Saúde que indica que 45,8% das famílias teve algum tipo de dificuldade no acesso aos alimentos e lembra ainda o aumento da obesidade e de doenças associadas entre os jovens.

Assim, a ON defende a importância da qualidade nutricional das refeições servidas nas cantinas escolares e da educação para hábitos alimentares saudáveis. A organização pretende “contribuir para a implementação de uma oferta alimentar saudável nas escolas portuguesas que, apesar de estar prevista e regulamentada pelo Ministério da Educação, tarda em ser implementada de forma eficaz”, lê-se no comunicado, divulgado pela agência Lusa.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo