Página  >  Agenda  >  ‘Arte pela Democracia’: espetáculos e conversas em janeiro

‘Arte pela Democracia’: espetáculos e conversas em janeiro

Organizado pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes, o programa ‘Arte pela Democracia’ promove, ao longo de janeiro, espetáculos e conversas em Castelo Branco, Torres Vedras, Porto e Famalicão.

Depois de receber uma conversa pública com a ilustradora Maria Remédio, Castelo Branco vai acolher, a 18 de janeiro, uma residência de criação artística, onde um grupo de participantes vai trabalhar as propostas lançadas pela artista.

O espetáculo ‘Guião para um País Possível’, de Sara Barros Leitão, vai estar em cena a 12 de janeiro, no Teatro-Cine Torres Vedras, às 21h30. Com dramaturgia criada a partir dos discursos, intervenções, apartes, insubordinações e até gestos transcritos nos Diários da Assembleia da República, o espetáculo procura resgatar os momentos mais marcantes dos últimos 50 anos.

A 16 de janeiro, é apresentado, em sessão dupla na Escola Rodrigues de Freitas, no Porto, o espetáculo ‘Memórias de uma falsificadora’, de Catarina Requeijo, com encenação de Joaquim Horta, montado a partir do livro homónimo de Margarida Tengarrinha. Às 10h30, o espetáculo é dirigido ao público escolar e, às 14h, decorre uma sessão aberta ao público.

No dia 27 de janeiro, às 21h30, o Grande Auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão é palco para o espetáculo ‘Lá no Xepangara | A cultura africana em José Afonso’, a homenagem lusófona a José Afonso, que reúne Manuel de Oliveira, Selma Uamusse, Karyna Gomes, Edu Mundo e Fred Martins.

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que tiveram início em março de 2022, vão decorrer até 2026.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo