Página  >  Edições  >  N.º 174  >  Centro de convivência infantil um lugar no Céu!

Centro de convivência infantil um lugar no Céu!
A educação infantil, no atual ordenamento legal definido pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: faz parte da educação básica constituindo-se como primeira etapa da mesma, objetivando proporcionar condições para o desenvolvimento físico, psicológico e intelectual da criança, em complementação à ação da família. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, define que todas as instituições que atendam crianças de 0 a 6 anos deverão integrar-se aos respectivos sistemas de ensino, seguindo suas normas e regulamentações para credenciamento e funcionamento.
È histórico a luta por um espaço apropriado para as crianças de mulheres trabalhadoras, iniciou-se institucionalmente pela: Portaria n° 1 do Departamento Nacional de Segurança e Higiene no trabalho -DNSHT de 1969, que dispunha sobre "a obrigatoriedade de instalação de lugar apropriado para guarda e cuidado dos filhos das empregadas";
Segundo o art. 389 da CLT, toda a empresa, em que trabalharem pelo menos 30 (trinta) mulheres com mais de 16 anos de idade, é obrigada a manter local apropriado, onde seja permitido às servidoras a guarda sob vigilância e assistência aos seus filhos no período da amamentação. O artigo afirma que a empresa precisa contar com uma creche onde as crianças fiquem protegidas e onde as mães possam amamentá-las. Se a empresa não possui a creche, nem celebra contrato com alguma entidade pública ou privada terá que implantar o sistema reembolso-creche, que é autorizado pela Portaria nº 3.296, de 03.09.86 do Ministério do Trabalho.
A Educação não é só a satisfação das necessidades imediatas, é sim, um processo progressivo e orientado para o futuro, para uma autonomia da criança.
A criança que foi iniciada num Jardim de Infância de forma positiva ganha, para as novas etapas escolares que se seguem, a segurança necessária, de modo a desenvolverem novas potencialidades que as levarão ao Sucesso Escolar, e assim, ao sucesso na própria vida.
A Creche deve ser organizada "educativamente", em espaços próprios e edifícios próprios, de forma a motivar o desenvolvimento da criança, e não ser um mero depósito de crianças.
A Creche deve estimular o desenvolvimento físico, a coordenação motora, e o desenvolvimento sensorial e cognitivo, a função simbólica e da linguagem. Deve fornecer o inicio dos hábitos de higiene e do relacionamento com os outros.
O contacto com as outras crianças num ambiente próprio permite o desenvolvimento harmonioso das personalidades. As trocas entre elas vão auxiliar que o horizonte psicológico se alargue
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
A creche hoje, além de uma necessidade é um direito de toda e qualquer criança, independente de classe, gênero, cor ou sexo.
O trabalho dos educadores de creche corresponde à assistência e à educação, oferecendo um atendimento comprometido com o desenvolvimento da criança em seus aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais. (LDB/ 1996)
O histórico do Centro de Convivência Infantil da sua luta conjunta: pais e educadores, para efetiva normalização do mesmo: O Centro de Convivência Infantil Chalezinho (CCI) da Alegria foi inaugurado em 27 de maio de 1987. Sua criação se deu pela reivindicação e organização de funcionários da Faculdade de Ciências e Tecnologia que acreditavam na necessidade e na possibilidade de uma "creche" para filhos de servidores.
Em 2001, pela primeira vez a equipe do CCI elaborou um Projeto Pedagógico sistematizado, já ano de 2002 ainda trabalhava orientado pela primeira versão. Em 2003 foi elaborando a segunda versão do Projeto Pedagógico. No dia 29/11/2002 ocorreu o primeiro fechamento do CCI ao atendimento para que a equipe inteira se reunisse, assim tem sido até a presente data .
O trabalho que é realizado sob a ótica do desenvolvimento intelectual, psicomotor e social das crianças, com a contribuição efetiva de pais e educadores. A conquista mais importante do CENTRO é melhoria da qualidade de vida das crianças atendidas, que têm espaço para brincar e vivenciar sua infância. Também os pais têm resgatado sua cidadania na medida em que podem interatuar na organização do espaço onde seus filhos passam boa parte do dia e são educados.
O Centro conta com uma equipe harmoniosa, cada qual desempenhando seu papel com afinco. Os educadores que buscam sempre cursos de aperfeiçoamento, também desenvolvem projetos educativos levando em conta as datas comemorativas do ano, assim embutem nas crianças uma ação social plena e cívica em conjunto com a sociedade.
Já na área da saúde há uma enfermeira que difundi com clareza e naturalidade seu trabalho, com constantes averiguações do desenvolvimento das crianças e cuidados específicos com algumas quando a ela solicitado. Sendo assim as mães podem trabalhar sem preocupações, ciente que há uma pessoa apta profissionalmente e que transmiti em suas ações carinho e atenção constante.
Com respeito à alimentação, é balanceada, sendo que o Centro possui o auxilio de uma nutricionista, a qual desenvolve um trabalho voltado para a conscientização das crianças sobre a importância de uma boa alimentação. Já no preparo das refeições há uma equipe na cozinha que desenvolve um trabalho exemplar, com higiene e refeições saborosas, e sempre interagindo e estimulando as crianças. O asseio do prédio é organizado por uma pessoa que o faz com carinho e disposição, mantendo um ambiente limpo e higienizador para as crianças.
Toda manutenção da equipe é organizada por uma coordenadora, que se coloca acessível a todos, para compartilhar informações e interagir na melhoria do desenvolvimento tanto pessoal com as famílias, como entre os profissionais que ali trabalham.
Sendo assim o Centro de Convivência Infantil da Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, com certeza é "Um Lugar no Céu", onde os pais alocam seus filhos com carinho e encontra profissionais realmente integrados, ao bem estar de uma sociedade melhor e mais justa.

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 174
Ano 17, Janeiro 2008

Autoria:

Erynat Fátima Fernandes
Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, unesp
Erynat Fátima Fernandes
Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, unesp

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo