Página  >  Edições  >  N.º 142  >  Cuba é o país com maior número de presos políticos, denunciam dissidentes

Cuba é o país com maior número de presos políticos, denunciam dissidentes

A REPRESSÃO

Cuba é o país com o maior número de presos políticos e de consciência, afirmou recentemente a proscrita Comissão Cubana dos Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN). Entre os 84 seguidos de perto pela Amnistia Internacional, 70 permanecem detidos em cadeias de segurança máxima e 14 foram libertados no ano passado", refere a CCDHRN em comunicado.
"Estamos convencidos de que esta categoria específica de detidos supera amplamente a centena", afirmou o activista Elizardo Sánchez Santa Cruz, presidente da Comissão. Segundo Santa Cruz, o número de presos políticos manteve-se, no fim de 2004, em torno de 300, pois dos 317 registados no final do primeiro semestre do ano passado o número diminuiu para 294 em Dezembro.
"O facto de o total de presos políticos se ter mantido estacionário durante os últimos anos demonstra a atitude repressiva do governo de Cuba no que se refere a qualquer expressão de opinião ou atitudes que divirjam das políticas governamentais", criticou a CCDHRN.
Os 14 prisioneiros libertados em 2003, em virtude da "licença extra penal" por motivos de saúde, estão incluídos na nova Lista Parcial de Presos por Motivos Políticos, que a CCDHRN divulga de seis em seis meses.
"Ao cumprir 46 anos no poder, o actual governo continua a transgredir direitos civis, políticos e económicos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos", denunciaram os activistas. Além disso, garantem os dissidentes Sánchez Santa Cruz e Carlos J. Menéndez, o governo de Havana "é o único no hemisfério ocidental, e um dos poucos em todo o planeta, que impede o acesso ilimitado da população aos serviços de Internet e à televisão via satélite".
Os activistas recordaram também que o governo cubano continua a rejeitar a cooperação oferecida pela Cruz Vermelha Internacional, pela Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas e por outras organizações no sentido de "melhorar as condições do sistema penitenciário cubano".


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 142
Ano 14, Fevereiro 2005

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo