São sete décadas de trabalho condensadas numa exposição, que reúne 121 imagens do fundador da agência Magnum Photos. “Henri Cartier-Bresson: Retratos” é a mostra da Art For You, em parceria com a Fundação Henri Cartier-Bresson, que está patente na Alfândega do Porto até 12 de abril.
A exposição, com curadoria de Aude Raimbault, baseia-se no livro de retratos do autor, intitulado ‘Tête à Tête’, de 1998. Os retratos juntam personalidades famosas – como Marilyn Monroe, Coco Chanel e Pablo Picasso – a pessoas anónimas; todas captadas pela Leica do fotógrafo, que faleceu em 2004.
Estão também em mostra 12 trabalhos que recriam, à luz dos dias de hoje, os recantos da cidade do Porto, que foram fotografados por Henri Cartier-Bresson em 1955. As fotografias da exposição complementar “Retratos – Porto: Um Olhar Contemporâneo” são da autoria de Luís Nobre, Pedro Mesquita, André Boto e Diogo Borges.
A exposição de Henri Cartier-Bresson pode ser visitada até 12 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19 horas, e aos sábados, domingo e feriados, das 10h às 20h. Mais informações em www.ccalfandegaporto.com.
|