O escritor e encenador galego Pablo Fidalgo Lareo vai apresentar no Teatro Municipal Rivoli os espetáculos “O Estado Selvaxe. Espanha 1939” e “Habrás de ir a la guerra que empieza hoy”, nos dias 2 e 3 de outubro, respetivamente. Tratam-se de dois espetáculos inseridos na Mostra Espanha 2015 e que contam a história da sua família e a história de Espanha durante a guerra civil e o franquismo.
“O Estado Selvaxe. Espanha 1939” é uma performance que conta com Mercedes Fernández Vásquez, a sua avó, como a única atriz destes espetáculos, apresentando-se em imagens em Super 8, gravadas entre os anos 50 e os anos 80. O espetáculo tem lugar no Auditório Isabel Alves Costa do Teatro Municipal Rivoli, no dia 2, às 19 horas.
À mesma hora, mas no dia 3, Pablo Fidalgo Lareo estreia em Portugal “Habrás de ir a la guerra que empieza hoy”, um espetáculo centrado na figura do seu tio-avô, Giordano Lareo, que foi encarcerado durante a guerra civil e esteve exilado na Argentina.
O Teatro Municipal Rivoli acolhe ainda, na sexta-feira e no sábado, o espetáculo “Baile”, de Carla Maciel e Sara Carinhas, que apresenta cinco mulheres, vários números musicais e quadros visuais. O “Baile” está marcado para as 21h30, em ambos os dias, no Grande Auditório Manoel de Oliveira.
Imagem: “Habrás de ir a la guerra que empieza hoy”
Fotografia: Marta Pina
|