“Graffiti: uma questão de (p)arte?” é o tema da tertúlia promovida pela EAPN Portugal, a Rede Europeia Anti-Pobreza – Portugal, no âmbito do projeto “Violence in Transit”, a ter lugar a 21 de março.
O fenómeno da delinquência juvenil tem vindo a ser associado, no decorrer da fase de investigação do projeto, a várias situações, entre elas o vandalismo gráfico, também conhecido como “pixagem”, e pintura ilegal de estruturas e equipamentos. Pelo que, a organização considera importante refletir sobre a diferença entre estas práticas e o graffiti enquanto arte de intervenção no espaço público.
Presentes na tertúlia vão estar diversas personalidades, como Susana Fernandes, da campanha “Linha a Seguir – O teu espaço, o teu futuro” da REFER, um representante da CP, um responsável pelas Brigadas de Combate Anti Grafitos da Câmara Municipal do Porto, bem como Raul Rabaça, diretor do curso de Artes Plásticas da Escola Superior de Artes do Porto, e um artista a designar. O encontro vai ser moderado por Sérgio Aires, coordenador do projeto “Violência em Trânsito”.
A tertúlia vai decorrer no dia 21 de Março, a partir das 14h30, na Estação de São Bento. A entrada é livre, mas requer inscrição prévia até 19 de março para graca.costa@eapn.pt ou 225420 806.
|