Depois da Cultura, Guimarães é agora Capital Europeia do Desporto. A cerimónia de abertura acontece já este sábado, 19 de janeiro, às 18h30, no Pavilhão Multiusos, e ao longo de um ano a cidade pretende realizar mais de uma centena de eventos, estudos e programas.
“Guimarães não para!” é o nome do espetáculo que vai marcar a abertura de Guimarães 2013. Ao longo de cerca de duas horas e meia, o público vai poder viajar pelo mundo do desporto e das suas diversas modalidades, através da dança, das artes circenses e da ginástica, num espetáculo com mais de 600 participantes, entre atletas, bailarinos, músicos e figurantes.
Guimarães partilha a Capital Europeia do Desporto 2013 com Alba, Cremona, Módena e Reggio di Calabria (Itália), Castelldefels, Estepona e Lorca (Espanha) e Lisburn (Irlanda do Norte).
Ano excecional para o turismo. A Câmara Municipal de Guimarães divulgou os números relativos ao turismo em 2012, ano em que foi Capital Europeia da Cultura, considerando que foi um “ano excecional”, com “elevados níveis de crescimento” em vários setores.
A autarquia indica que o número de visitantes nos postos de turismo aumentou 106,5 por cento, que as visitas ao website guimaraesturismo.com cresceram perto de 400% e que a taxa de ocupação hoteleira esteve próxima dos 65%. Por outro lado, os museus locais foram visitados por mais de meio milhão de pessoas (mais 30% relativamente ao ano anterior) e foram vendidos perto de 250 mil bilhetes de teleférico para o Santuário da Penha (aumento de quase 52%).
|