A Escola Secundária Alexandre Herculano, que foi encerrada na passada quinta-feira porque chovia nas salas de aula, reabriu parcialmente esta terça-feira, depois de algumas reparações, avançou a agência Lusa. Dado o estado de grande degradação do edifício, aguardam-se intervenções de fundo.
Regressaram à escola cerca de 400 alunos do 9º ao 12º anos, enquanto cerca Fotografias: Henrique Borgesde 300 alunos do 7º e do 8º anos vão concluir o ano letivo noutro estabelecimento de ensino, no caso a Escola Ramalho Ortigão. “[Os pais] foram muito solidários, aceitaram e gostam da escola” para onde os alunos foram transferidos, segundo referiu à agência Lusa o diretor da Escola Secundária Alexandre Herculano, Manuel Lima.
As obras de recuperação da Escola Alexandre Herculano estão orçadas em cerca de seis milhões de euros, sendo parcialmente financiadas pelo programa 2020. Entretanto, a Câmara Municipal do Porto esclareceu, em comunicado, que quaisquer obras na escola “são da exclusiva responsabilidade do Estado central – mais precisamente do Ministério da Educação – e não da autarquia”. No entanto, está disponível “para custear 50% da comparticipação nacional da obra necessária”.
Fotografias: Henrique Borges
|