Página  >  Notícias  >  Bibliotecas de praia incentivam a leitura

Bibliotecas de praia incentivam a leitura

O verão convida a banhos e visitas regulares à praia. Há quem aproveite para pôr a leitura em dia e leve consigo os livros que ficaram por ler no resto do ano. Mas este é um hábito que não é de todos. Por isso, no sentido de estimular e promover esses hábitos de leitura, vários municípios apostam em Bibliotecas de Praia. É o caso de Esposende, que disponibiliza, há já 19 anos, espaços onde é possível requisitar gratuitamente livros – estão disponíveis cerca de 700 títulos – e ter acesso livre a revistas de diversas temáticas ou a jornais, de caráter local, regional ou nacional.

“O objetivo das Bibliotecas de Praia é, desde o início do projeto, proporcionar a leitura de livros, jornais, revistas e de outro tipo de publicações, como banda desenhada, por exemplo, de forma gratuita. É exclusivamente um incentivo à leitura, na sua componente lúdica”, afirmou à PÁGINA Luísa Leite, responsável pelo projeto das Bibliotecas de Praia da Câmara Municipal de Esposende, sublinhando a importância desta iniciativa como sendo também um encontro de várias gerações. “São bibliotecas de caráter familiar. As famílias encontram-se ali.” Há por isso leitura disponível para todos os gostos e interesses.

O projeto surgiu então há 19 anos. “A ideia era arranjar uma esplanada à beira-mar, onde fosse possível ler gratuitamente um livro. Tão simples quanto isso!”, explicou Luísa Leite. Nascia assim a primeira Biblioteca de Praia. A aceitação foi tão elevada que a iniciativa repetiu-se nos anos seguintes. Na sua terceira edição, o projeto teve o apoio de fundos europeus e em vez de uma passaram a ser três as bibliotecas à beira-mar. E no ano seguinte, já com investimento da autarquia, passaram a quatro. As atuais quatro nas praias Suave Mar (Esposende), Ofir (Fão), Apúlia e Cepães (Marinhas). “Temos mantido este projeto totalmente suportado pelo município”, frisou a responsável.

Ao contrário do que acontece na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, os espaços junto à praia não têm internet, por opção, até porque os conceitos são diferentes. “Não temos esse serviço porque a prioridade é o incentivo ao livro e à leitura. É discutível, mas é uma opção.” Ainda assim, a adesão tem sido muito boa, “não só em termos de requisições de livros como da frequência dos espaços”. E a esplanada é também um bom atrativo.

As Bibliotecas de Praia no município de Esposende funcionam todos os dias, até 13 de setembro, das 10h às 13 horas e das 14h às 18 horas.

 

Maria João Leite

(Fotografias: Bibliotecas de Praia de Ofir e Cepães,
 
gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Esposende)


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo