Carlos do Carmo vai ser distinguido com um Grammy na categoria Lifetime Achievement – a notícia foi avançada esta manhã por vários órgãos de comunicação social.
Com 74 anos, Carlos do Carmo atinge assim mais um pico na sua carreira, recheada de canções que pertencem à história da música portuguesa. Com Rui Vieira Nery alavancou a candidatura do fado a Património Imaterial da Humanidade, distinção que viria a ser atribuída pela UNESCO em novembro de 2011.
Atribuído pela Latin Recording Academy, o Prémio à Excelência Musical é considerado o mais importante da indústria discográfica e reconhece o conjunto da obra que conceituados artistas produziram ao longo da sua carreira (e não sucessos pontuais). Billie Holiday, Bob Dylan, David Bowie, Ella Fitzgerald, Elvis Presley, Frank Sinatra, James Brown, Johnny Cash, Leonard Cohen, Miles Davis e Tom Jobim, são alguns dos anteriormente distinguidos. Já este ano, foram premiados os alemães Kraftwerk e o brasileiro Ney Matogrosso.
O prémio deverá ser entregue a Carlos do Carmo no Hollywood Theater, em Las Vegas, em novembro – mês em que estreará em Portugal um documentário sobre a sua vida e obra.
|