Página  >  Notícias  >  Psicólogos interpõem providência cautelar contra medida do MEC

Psicólogos interpõem providência cautelar contra medida do MEC

A Ordem dos Psicólogos interpôs uma providência cautelar contra o diploma do Ministério da Educação e Ciência que permite que os psicólogos que trabalham nos Serviços de Psicologia e Orientação das escolas possam disponibilizar parte do seu tempo para trabalhar nos Centros para a Qualificação e Ensino Profissional.

De acordo com o MEC, “os procedimentos de informação, orientação e encaminhamento são assegurados mediante a disponibilização de vinte horas semanais do(s) elemento(s) da equipa técnica dos SPO para esse fim, sem prejuízo das horas necessárias à manutenção das suas atribuições. Pretende-se desta forma otimizar a utilização dos recursos disponíveis, sem prejuízo da manutenção das suas atribuições no âmbito do agrupamento ou escola”.

Para a Ordem dos Psicólogos, esta medida não faz sentido. “Querem que os poucos psicólogos que existem usem metade do seu horário a fazer CQEP. Das duas uma, ou a escola não leva isso à prática e coloca outras pessoas para aquela tarefa ou o outro trabalho fica por fazer”, denuncia Vítor Coelho, da direção, frisando que “em Portugal existem cerca de 700 psicólogos nas escolas, quando deveriam ser mais do dobro”.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo