O Mira Forum acolhe até 9 de novembro duas exposições de fotografia: ‘Plastic Bitch’, de Cláudia Clemente, e ‘Sem Passado’, de Felícia Pinho Oliveira.
Sobre ‘Plastic Bitch’, que integra o Projeto ‘Invisibilidades e Derivas’ do Mira Forum, Cláudia Clemente explica que a mostra “é o espelho da situação atual – consumismo desenfreado, poluição extrema, esgotamento de recursos naturais, produção exacerbada de lixo –, o espelho incómodo onde vemos refletido aquilo em que, enquanto sociedade, nos transformamos: plastic bitches”.
A exposição ‘Sem Passado’, de Felícia Pinho Oliveira, é um projeto sobre o arquivo da Casa da Roda do Porto, que acolhia crianças abandonadas anonimamente pelos pais, e tem como foco os ‘sinais’ (os objetos com que eram deixados) que marcaram as crianças da Roda do Porto. “‘Sem Passado’ propõe retratar a estética de abandono do século XIX e recuperar a memória de crianças duplamente negligenciadas, pela sociedade e pela história”, lê-se na apresentação da mostra, que integra o Encontros da Imagem 2024.
As duas exposições vão estar patentes até 9 de novembro e podem ser visitadas de quarta-feira a sábado, das 15h às 19h.
©Felícia Pinho Oliveira | ‘Sem Passado’
|