Ao longo de três dias, de 27 a 29 de setembro, a primeira edição do festival Piano City Lisboa vai apresentar 30 concertos ao ar livre, de entrada gratuita, nos jardins nos bairros de Alvalade, Campo Grande e Campo Pequeno.
Depois do êxito de Milão, Nápoles, Palermo, Lecce, Pordenone, Madrid e Atenas, Lisboa vai acolher o festival de piano concebido pelo músico alemão Andreas Kern, que conta com uma programação de música clássica, jazz internacional, fado-jazz, jazz-flamenco, música eletrónica e música ambiente, e que tem a participação de artistas portugueses e internacionais, entre pianistas consagrados e jovens talentos.
Integrado no programa Festas na Rua, a primeira edição do Piano City Lisboa tem como padrinho o pianista Júlio Resende. O evento abre a 27 de setembro, às 19h, na Biblioteca Palácio Galveias, com a atuação de três músicos portugueses: a intérprete clássica Ana Beatriz Ferreira; Paulo Pacheco, que vai tocar Uma Noite Portuguesa; e Vasco Dantas, que vai interpretar Fados, Folias e Outras Danças Portuguesas.
Entre os artistas internacionais presentes em Lisboa destacam-se os norte-americanos Uri Caine e Dan Tepfer; os espanhóis Rosa Torres Pardo, Sira Hernández, Moisés Sánchez, Alex Conde e Susana Gómez Vázquez; e os italianos Andrea Bacchetti e Alessio Masi, Alessandra Ammara, Alessandra Toni e o grupo de jovens do Estúdio de Piano Roberto Prosseda.
O Piano City Lisboa é um evento organizado pela Darcos e TopArtEspaña, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa Cultura e Bibliotecas de Lisboa.
©José Frade – EGEAC
|