O Coliseu Porto Ageas e a Associação José Afonso apresentam a 29 de junho, às 21 horas, o concerto ‘Zeca Afonso: Maior que o pensamento’, evocando o último concerto da carreira de Zeca Afonso, que teve lugar na sala de espetáculos portuense há 40 anos, e assinalando, ao mesmo tempo, os 50 anos do 25 de Abril, de que ‘Grândola, Vila Morena’ se tornou símbolo ao ter sido uma das senhas que pôs em marcha a revolução.
O concerto vai levar ao Coliseu Porto Ageas músicos que estiveram nesse palco com José Afonso pela última vez, nomes a ele ligados e vozes conhecidas do grande público. A primeira parte vai ser assegurada por Francisco Fanhais, Júlio Pereira, Janita Salomé, Rui Pato, Octávio Sérgio, Nuno Oliveira, João Afonso e a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, para interpretar, entre outros, temas do álbum ‘Cantigas do Maio’ (1971).
A segunda parte vai reunir seis cantores de diferentes gerações para cantarem algumas das canções mais marcantes de José Afonso, mostrando a sua ligação ao legado de Zeca Afonso, com novos arranjos e direção artística do músico Pedro Vidal. O primeiro nome a ser revelado é Jorge Palma.
“Pretendemos celebrar a vida e obra de Zeca Afonso, através de um espetáculo único com a presença de seis artistas de referência que irão render homenagem a quem deu tanto às suas e às nossas vidas, e à música portuguesa, cujos nomes vamos revelar nos próximos dias”, explica Miguel Guedes, presidente do Coliseu, acrescentando: “É também com grande honra que reuniremos os músicos históricos que o acompanharam naquela noite memorável, trazendo-os todos a palco, recriando as suas memórias.”
|