Página  >  Agenda  >  Mais de 130 filmes no Porto/Post/Doc 2023

Mais de 130 filmes no Porto/Post/Doc 2023

A 10ª edição do Porto/Post/Doc, que decorre de 17 a 25 de novembro, no Porto, vai apresentar mais de 130 filmes, que mostram um olhar contemporâneo e multifacetado sobre o mundo. O programa pretende ser “um ponto de partida para uma discussão alargada sobre a cidade, a memória coletiva, o mundo do trabalho, as fronteiras, o meio ambiente, a transformação das instituições, as suscetibilidade à manipulação, o acesso à justiça (ou a falta dela), à educação e à saúde”, explica a organização em nota de imprensa.

O programa competitivo do festival conta com dez longas-metragens, entre o registo documental e a ficção, em estreia nacional, da autoria de María Elorza, Helin Çelik, Lina Soualem, Agnès Perrais, Tatiana Huezo, Vlad Petri, Daniel Kötter, Maciek Hamela, Harald Hutter e Peter Mettler.

A competição Cinema Falado conta com treze filmes produzidos em países lusófonos. ‘À Procura da Estrela’ (Carlos Martínez-Peñalver Mas), ‘Lindo’ (Margarida Gramaxo), ‘Samuel e a luz’ (Vinícius Girnys) e ‘Visão do Paraíso’ (Leonardo Pirondi) vão estar em estreia nacional. A secção vai exibir ainda filmes de Basil da Cunha, Daniel Blaufuks, Leonor Areal, Melanie Pereira e Ricardo Leite, entre outros. 

O Porto/Post/Doc criou um programa especial dedicado aos 50 anos do Hip Hop, com uma série de filmes que revisitam a história do género nas suas múltiplas facetas. O programa Hip Hop 50: Uma Celebração integra também duas conversas – ‘Palavras que transformam’ (com Capicua, Fábio Silva e Rui Miguel Abreu) e ‘Nó das Antas: por onde anda o Hip Hop portuense’ (com Ace, Maze, André Carvalho e Ricardo Farinha – e uma Block Party, a 18 de novembro, na Garagem Passos Manuel, com atuações de D-One, Serial e Redoma.

A competição Transmission apresenta dez filmes que pretendem lançar novos olhares sobre a vida e obra de artistas que marcaram os movimentos culturais dos últimos anos. Entre eles, Nick Cave, José González e Little Richard.

Nesta edição, o festival apresenta o LAButa, laboratório de cinema que desenvolve atividades complementares em torno da competição Cinema Novo, e o 180 Media Lab, ciclo de oficinas, apresentações e palestras orientadas. Além disso, o Porto/Post/Doc vai contar com uma secção infanto-juvenil, com propostas direcionadas a escolas, e um programa familiar a ter lugar a 19 de novembro – sessão de cinema seguida de festa no Batalha Centro de Cinema.

O evento vai fazer foco nas obras do realizador italiano Alessandro Comodin e da realizadora basca Maria Elorza, e vai apresentar o filme ‘Vai no Batalha’ (de Pedro Lino), sobre a sala de cinema portuense, na sessão de abertura; também os filmes ‘Time takes a cigarrete’ (de Aya Koretzky) e ‘Antoine et Colette’ (de François Truffaut) no encerramento. Mais informações em www.portopostdoc.com.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo