Página  >  Agenda  >  FBAUP: mostra conta a história das Exposições Magnas dos anos 50 e 60

FBAUP: mostra conta a história das Exposições Magnas dos anos 50 e 60

Fotografias da autoria de Teófilo Rego, Tavares da Fonseca e Platão Mendes, dos acervos documentais da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e da Casa da Imagem, contam a história das 16 Exposições Magnas da Escola Superior de Belas Artes do Porto, que decorreram entre 1952 e 1968. ‘Vistas de Exposição’ vai estar patente no Pavilhão de Exposições da faculdade, até ao final de março.

A Exposições Magnas decorriam no início da cada ano letivo e apresentavam os melhores trabalhos escolares e projetos de encomendas públicas, realizados no ano letivo anterior por alunos e professores, nas áreas de Arquitetura, Escultura e Pintura. “As Magnas demonstravam o espírito comunitário da Escola, revelavam os métodos de ensino e as políticas pedagógicas das Belas-Artes, servindo também como instrumento para a comunicação da Escola com o exterior”, lê-se na apresentação da mostra, que acrescenta que “esta é uma exposição de registos, processos, estudos e provas académicas, que testemunham os diferentes períodos de formação de um estudante das Belas-Artes, e relatam o contexto das atividades culturais da ESBAP no panorama português, nas décadas de 1950 e 1960”.

A mostra, organizada pelo Museu e Gabinete de Exposições da FBAUP e coordenada por Lúcia Almeida Matos, pode ser visitada mediante reserva prévia, de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h. A entrada é livre.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo