O IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, que se realiza de 29 de Janeiro a 3 de Fevereiro, vai chegar este ano a quatro espaços da cidade. Ao Teatro Municipal Rivoli e à Biblioteca Municipal Almeida Garrett juntam-se a Casa das Artes e a Reitoria da Universidade do Porto como parceiros de acolhimento de seis dias de atividade em torno do cinema infantil e juvenil.
O festival, que vai na sua terceira edição, vai exibir fitas para diferentes faixas etárias, como também vai promover o encontro com o cinema através de oficinas, debates e exposições. O festival integra uma competição internacional de curtas e longas metragens, com cerca de 50 filmes a concurso, entre ficções, documentários e animações. As películas vão ser avaliadas pelo júri oficial, pelas escolas e pelo público.
Dentro da programação existem sessões exclusivas para escolas da Área Metropolitana do Porto, sendo esperadas 4500 crianças e jovens no festival. O envolvimento dos alunos na programação foi reforçado e estudantes de quatro escolas do Grande Porto, do 1º Ciclo do Ensino Básico ao Secundário, voltaram a selecionar alguns dos filmes em competição, através do projeto “Eu programo um Festival de Cinema”, desenvolvido em parceira com o Programa Paralelo do Rivoli.
Uma das curiosidades do festival é a visita a clássicos do cinema, na secção “O Meu Primeiro Filme”, através das escolhas de três figuras da cidade. No caso, foram convidados a realizadora Luísa Sequeira, o escritor Álvaro Domingues e a arquiteta Filipa Fróis Almeida que escolheram para exibição “Os salteadores da arca perdida”, “A história interminável” e “Tempos modernos”.
Mais informações em www.indiejunior.com.

|