Teatro, dança, mímica, corda bamba, malabarismo e acrobacias compõem o programa do I Festival Internacional de Circo do Porto, que decorre de 13 a 16 de setembro em cinco espaços da cidade: Coliseu Porto Ageas, Largo de Santo Ildefonso, Praça da Batalha, Praça dos Poveiros e Jardim de São Lázaro.
Ao todo são 13 espetáculos de 13 companhias, atuações quase sempre ao ar livre e em estreia nacional, resultando em 44 apresentações ao longo dos quatro dias de evento. E todos os espetáculos têm entrada livre.

kRaK, ‘VivaVictor’
O Festival Internacional de Circo do Porto, promovido pelo Coliseu Porto Ageas, em parceria com a Porto Lazer, arranca com o espetáculo “Speakeasy”, da companhia francesa The Rat Pack (dia 13, às 21h30, no Coliseu do Porto). O espetáculo volta a ser apresentado no dia seguinte, no mesmo espaço e à mesma hora. O programa pode ser consultado em www.circo.coliseu.pt.

Clement Dazin, ‘Bruit de Couloir’ © Michel Nicolas
Além dos espetáculos, o evento apresenta a conferência internacional “Que futuro para o Circo? Olhares sobre o Circo Contemporâneo”, agendada para o dia 13 de setembro, às 11 horas, no Coliseu. O evento conta ainda com o Circo Social, um projeto educativo e de residência artística – desde abril, jovens da freguesia do Bonfim aprenderam técnicas e atividades circences e, durante o festival, vão mostrá-las ao público.

Imagem de abertura: D’Irque & Fien, ‘Sol bémol’ ©Haster Bakker
|