Página  >  Agenda  >  Lugar do Desenho inaugura duas exposições

Lugar do Desenho inaugura duas exposições

“Alberto Péssimo foi um dos leitores que acabou de descobrir o genial Raduan Nassar e leu «Lavoura Arcaica», primeiro romance do autor brasileiro. Aquela linguagem delirante e trabalhada com o arado tinha de deixar marcas. Apesar de o texto ter sido publicado em 1975, só agora, e por causa do Prémio Camões (2016), tomámos consciência desta joia da literatura lusófona. O texto é uma anunciação e, como tal, um rasto, mais do que um clarão, algo que não pode ser aprisionado nem compreendido inteiramente. Um pouco como a lavoura destes quadros.”

“A lavoura de Alberto Péssimo esventra o campo, esconde o que está à superfície e traz à luz a terra fumegante do interior. As aves descem, festivas. Os bois puxam o arado enquanto ruminam esforço e paciência. O arado puxa o lavrador através dos sulcos. O que ele quer mostrar é este momento da lavra, não da sementeira e, muito menos, da colheita. Nesta lavoura, um é o que lavra, outro o que semeia e outro o que colhe. Nenhuma das acções é simultânea e executada pelo mesmo sujeito.” [excertos do texto do catálogo, de Nuno Higino]

 

Verso Reverso Controverso é uma reunião de trabalhos que traduzem diferentes campos de atuação no contexto artístico contemporâneo, como a pintura, o desenho e a instalação, que se define pela soma de vários meios digitais e físicos para a sua elaboração.

Verso representa toda a linguagem poética evidenciada através do uso da palavra na imagem, com referência temática ao universo da música. O som origina a eleição da palavra e a palavra, por sua vez, origina a cor e a composição da imagem.

Reverso descreve os dois (ou múltiplos) lados ou visões interpretativas do uso de cada imagem, consoante a sua composição ou disposição no espaço. A prioridade é conferida à (re)significação do resultado visual alcançado através da duplicação da imagem/desenho, um diálogo permitido pela manipulação digital, integrante de uma nova atualidade.

Controverso, as obras visam a importância de um pensamento plástico sistemático na criação das formas, em intimidade com a racionalização teórica, contextualizando a intuição e descoberta de novos significados. [adaptação de texto da autora, Diana Costa]

“Lavoura” e “Verso Reverso Contraverso” estão patentes de 4 de junho a 9 de julho no Lugar do Desenho | Fundação Júlio Resende – Rua Pintor Júlio Resende, 105 - Valbom (marginal de Gondomar, junto a Gramido).


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo