A Direção-Geral da Educação (DGE) e a Sanofi, empresa de cuidados de saúde, promovem sessões de literacia em saúde sobre Dermatite Atópica e Doenças Raras nas escolas do país. Estas atividades enquadram-se no âmbito do domínio da saúde da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC).
Em comunicado, a Sanofi explica que o propósito deste protocolo de colaboração é criar iniciativas que desenvolvam competências de saúde e bem-estar entre alunos, no âmbito do Projeto Literacia em Saúde da empresa direcionado para a dermatite atópica e doenças raras, visando criar um ambiente escolar mais saudável, inclusivo e informado, onde os alunos possam aprender sobre saúde.
Com o apoio da Adermap (Associação Dermatite Atópica Portugal), a Sanofi lançou uma coleção de livros da Diana que contam a história de uma criança que vive com dermatite atópica, que procura mostrar pelo que passam algumas crianças que sofrem com a doença.
O protocolo inclui também sensibilização para as doenças raras através de livros infantis que contam a história de crianças afetadas pelas doenças de Pompe, Gaucher, Fabry e MPS e que, apesar de raras, devem ser conhecidas e consideradas.
O protocolo de colaboração com a DGE, que já está a decorrer há um ano e tem a duração de três anos letivos (2023-2024, 2024-2025, 2025-2026), visa sensibilizar as crianças para a importância de cuidar da sua saúde e para, em conjunto com os professores, serem promotores e agentes de saúde pública.
“Para a Sanofi, é fundamental ter o apoio de uma entidade como a DGE para fomentar o conhecimento sobre as doenças inflamatórias tipo 2 e sobre as doenças raras junto das comunidades escolares, contribuindo assim para a literacia em saúde dos mais jovens, dada a sua incidência nas crianças”, refere Francisco Rocha Gonçalves, Head of Market Access, Public Affairs and Trade da Sanofi Portugal, em nota de imprensa.
“Só desenvolvendo, princípios, competências, valores será possível sensibilizar os mais jovens para este tipo de doenças, ainda muito pouco faladas. A colaboração de especialistas das áreas, que promovam ações formativas e lúdicas, como é o caso dos Livros de Educação para a Saúde, sobre a dermatite atópica e doenças raras, que se inserem no Programa de Literacia em Saúde da Sanofi Portugal pode fazer toda a diferença”, adianta a DGE.
©DGE
|