Página  >  Notícias  >  Abertas as candidaturas a bolsas de criação literária

Abertas as candidaturas a bolsas de criação literária

Promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o Programa Especial de Bolsas de Criação Literária — Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril contempla a atribuição de 60 mil euros para apoiar oito bolsas de seis meses para a criação de obras de ensaio sobre o 25 de Abril e a construção da democracia portuguesa. As candidaturas à linha concursal ‘Escrita pela Democracia’ estão abertas até 9 de maio.

Os destinatários das bolsas são pessoas singulares, de nacionalidade portuguesa e que escrevam em português, podendo concorrer na modalidade de ensaio. Estes devem abordar temas como as dinâmicas políticas culturais, sociais e económicas da revolução, resistência e luta antifascista, colonialismo e descolonização ou consolidação democrática e qualidade da democracia.

“Assinalamos meio século de regime democrático. Queremos tirar partido das celebrações para afirmar uma sociedade mais conhecedora da sua história recente e mais capacitada para pensar e construir os próximos 50 anos. O conhecimento, que esta iniciativa promove, é a base para um debate esclarecido, plural e participado”, refere Maria Inácia Rezola, comissária executiva.

Silvestre Lacerda, diretor-geral da DGLAB, explica que “com este Programa Especial de Bolsas de Criação Literária que assinala as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril pretendemos criar um espaço de apoio à criação literária, na modalidade de ensaio, que permita estimular a produção de obras originais sobre este tema”. Acrescenta que esta iniciativa “será um contributo relevante para fixar em texto as várias temáticas associadas ao 25 de Abril de 1974, até porque ainda existem muitas histórias por contar e muitos participantes que ficam anónimos ou desconhecidos fora dos grandes centros dos acontecimentos”.

As candidaturas podem ser apresentadas através do site da DGLAB, podem ser entregues pessoalmente na Torre do Tombo ou ainda enviadas por correio registado. Mais informações aqui.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo