Página  >  Notícias  >  Mais de 90 iniciativas realizadas no ano passado

Mais de 90 iniciativas realizadas no ano passado

Durante o ano de 2023, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril realizou mais de 90 iniciativas, próprias e em parceria, que incluíram sete exposições, seis edições de obras, 20 colóquios e conferências, sete espetáculos, 19 projetos educativos ou ações nesse âmbito, dois concursos, um documentário, 40 visitas guiadas e 15 dossiês multimédia.

“O ano de 2023 foi de intensa atividade. A par da preparação das comemorações em 2024, a Comissão desenvolveu um conjunto amplo e diversificado de iniciativas, dedicando especial atenção ao ensino e à educação, com a preparação de programas e iniciativas de intervenção junto dos públicos escolares e universitários. Acreditamos que demos um contributo relevante para mobilizar várias entidades e gerações em torno de um maior conhecimento sobre a fase final da ditadura e o surgimento da Democracia, e para ampliar a consciência coletiva sobre a importância de preservar essa grande conquista de Abril”, afirma Maria Inácia Rezola, comissária executiva, em nota de imprensa.

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril promoveu ainda três linhas concursais, que permitiram alocar apoios de mais de dois milhões de euros às Artes (Arte pela Democracia), ao Cinema e Audiovisual (Cinema pela Democracia) e à Investigação (Ciência pela Democracia). Criados em parceria com a Direção-Geral das Artes, o Instituto do Cinema e do Audiovisual, o Fundo de Fomento Cultural e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, os programas dirigem-se a projetos que se enquadrem no contexto das Comemorações dos 50 anos da Revolução e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da atual democracia, segundo explica a organização.

Além disso, em 2023, a comissão preparou também um programa especial de bolsas de criação literária para ensaios centrados na temática do 25 de Abril de 1974, em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. O concurso vai estar aberto durante o primeiro semestre de 2024 e envolve um montante de 60 mil euros.

Em 2023, a atividade da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril centrou-se no robustecimento da memória e do estudo das oposições ao Estado Novo na fase final da ditadura. Em 2024, vão ser revisitados os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento. A celebração dos 50 anos da revolução vai estender-se até 2026 e até lá, em cada ano, vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo