Página  >  Notícias  >  Joana Bértholo vence prémio literário

Joana Bértholo vence prémio literário

O Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz / Fundação Millennium BCP 2023 foi atribuído a Joana Bértholo, pelo romance ‘A História de Roma’ (Editorial Caminho, 2022). A entrega do prémio vai decorrer a 23 de setembro na sede da Fundação Eça de Queiroz, em Tormes.

Constituído por Bruno Vieira Amaral, Carlos Reis, Isabel Lucas, Luísa Mellid-Franco e Manuel Pereira Cardoso, o júri decidiu por unanimidade atribuir o prémio à escritora pelo seu romance – “uma história de um amor moderno, e ao mesmo tempo uma história moderna de amor”, descreve o júri.

Declaração completa do júri: “O júri do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz/Fundação Millennium bcp decidiu contemplar por unanimidade a obra ‘A História de Roma’, de Joana Bértholo. Trata-se da história de um amor moderno, e ao mesmo tempo uma história moderna de amor. A obra recupera a ideia da narrativa enquanto viagem, e nela o desenvolvimento de um processo de autoconhecimento. O romance explora a fronteira da ficção e da não-ficção, nunca se desviando da literatura. A errância geográfica e amorosa alicerça-se na maturidade literária e estilística da autora, que faz de ‘A História de Roma’ uma obra original, resgatando da banalidade um dos temas mais recorrentes da literatura.”

©Luís Barra


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo