Página  >  Notícias  >  Tecnologia: por uma melhor comunicação entre escola e família

Tecnologia: por uma melhor comunicação entre escola e família

A Kinderpedia, solução de gestão e comunicação escolar para escolas e jardins de infância, partilha quatro exemplos sobre como a tecnologia pode ser uma ferramenta útil para melhorar a comunicação entre a escola e a família.

Em primeiro lugar, promove uma comunicação em tempo real. “As ferramentas tecnológicas permitem que exista uma comunicação bidirecional, transparente e em tempo real entre as famílias e a escola. Assim, durante o tempo em que as crianças ou os alunos estiverem na escola, existe uma partilha com os pais sobre o dia a dia dos seus filhos. Por exemplo, qual a ementa, se dormiram ou não a sesta e quanto tempo, podem receber fotografias ou vídeos dos filhos nas escolas, entre outras coisas”, explica a Kinderpedia, em comunicado.

Depois, a tecnologia pode ajudar nas questões relacionadas com o calendário escolar e a gestão de eventos. “Na correria do dia a dia, e na multiplicidade de emails, é natural que, por vezes, algo possa escapar do planeamento. Com a ajuda da tecnologia, as famílias têm a vida mais facilitada, uma vez que podem ter acesso, de uma forma mais facilitada, a um calendário com eventos, atividades letivas e, até mesmo, ao horário escolar.”

A Kiderpedia destaca ainda que a tecnologia pode melhorar o processo de avaliação e o progresso dos alunos. E explica: “Acompanhar o progresso dos educandos é essencial. No entanto, muitas vezes, só no final de cada período é que os pais conseguem ter uma ideia mais concreta de como é que os filhos se estão a sair na escola. Ora, com a integração da tecnologia no ensino, isso não teria mais de ser assim. Os pais poderiam acompanhar, desde o início e diariamente, o progresso e avaliação dos seus educandos, reforçando a participação familiar na educação e maximizando o potencial de cada aluno.”

E a terminar, a Kinderpedia deixa o exemplo da gestão de turmas. “Imagine ter uma plataforma onde os professores conseguem fazer várias coisas como, por exemplo, registar presenças, avaliar os alunos, atribuir trabalhos de casa, e até corrigi-los, sempre que necessário. Tudo isto facilitaria não só o trabalho do professor, como as famílias e os alunos poderiam acompanhar todas estas questões.”

A Kinderpedia sublinha que, como aponta a Global Family Research Fund, o envolvimento da família traz benefícios para as crianças e para a comunidade escolar em geral; “uma colaboração e comunicação eficaz entre escola família está ligada a um melhor desenvolvimento académico e socioemocional”, conclui.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo