Página  >  Notícias  >  U. Minho: curso de verão aborda a inclusão e a interculturalidade

U. Minho: curso de verão aborda a inclusão e a interculturalidade

O Departamento de Ciências Sociais da Educação e o Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho (U. Minho), promovem, de 13 a 15 de julho, o XVI Curso de Verão. Dedicado ao tema ‘Desigualdades Sociais, Educação Inclusiva e Interculturalidade’, o curso é dirigido, em especial, a professores dos vários níveis de ensino, psicólogos, sociólogos, educadores e assistentes sociais de escolas e agrupamentos de escolas, bem como de organizações não governamentais.

A grande diversidade cultural que caracteriza a sociedade portuguesa també se reflete na escola, que acolhe muitos alunos de diversas nacionalidade e pertenças étnico-culturais. “Todavia, esta diversidade nem sempre tem sido traduzida em elevados níveis de sucesso escolar por parte dos alunos/as provenientes de minorias e de meios sociais desfavorecidos, sendo fundamental desenvolver estratégias de incremento do sucesso escolar, sobretudo no trabalho de proximidade com as famílias e as comunidades”, lê-se na apresentação do curso de verão, que pretende assim “promover a reflexão sobre as desigualdades sociais e a integração destas crianças nas escolas, procurando assegurar, o mais possível, o seu sucesso escolar e promover melhores oportunidades na vida”.

Organizado em dois painéis e quatro oficinas, o curso conta com uma equipa docente constituída por Maria José Casa-Nova (coordenadora), Daniela Silva, Maria Alfredo Moreira, Carlos Gomes e Natália Fernandes. O curso de verão vai decorrer no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Campus de Gualtar, Braga), nos dias 13 (9h-12h30 | 14h30-18h), 14 (9h-12h30 | 14h30-18h) e 15 de julho (9h-13h). Inscrições até 7 de julho.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo