Página  >  Notícias  >  Mural artístico com a participação de mais de 300 alunos

Mural artístico com a participação de mais de 300 alunos

Foi inaugurado nesta quinta-feira, 22 de junho, o projeto de intervenção artística comunitária ‘Origens’, que está patente numa parede da Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga. Uma frase do historiador que deu nome à escola – “Nunca se perde tempo com aquilo que amamos” – deu o mote para a iniciativa, que contou com a participação de mais de 300 alunos.

‘Origens’ é um projeto de intervenção artística que pretendeu promover a transformação social para a igualdade e liberdade. A pintura do mural decorreu ao longo de três meses (março, abril e maio) e envolveu 16 turmas do 12º ano do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio.

Desenvolvido pelo Centro Artístico – A Casa ao Lado, com o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, o projeto está integrado no Atlas – Programa de Mediação Cultural, promovido pelo Município de Braga e alinhado com a Estratégia Cultural de Braga 2020-2030.

De acordo com Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, o Atlas é especialmente dirigido às comunidades educativas, envolvendo oito iniciativas em diversas áreas (música, dança, cinema, fotografia, pintura e artes visuais), sempre com a dimensão do desafio à criatividade e à arte urbana. “É um projeto que valoriza os jovens, os professores e as escolas.”

Suzana Leite, coordenadora intermunicipal do Plano Nacional das Artes, elogiou o trabalho desenvolvido pelo município na área da cultura e nas escolas e salientou que “o contacto dos artistas com os jovens tem um poder transformador”.

©Sérgio Freitas | Câmara Municipal de Braga


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo