Página  >  Notícias  >  Évora escolhida como Capital Europeia da Cultura em 2027

Évora escolhida como Capital Europeia da Cultura em 2027

Évora foi eleita Capital Europeia da Cultura em 2027. Após deliberação do painel de especialistas, o anúncio foi feito a 7 de dezembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. ‘Vagar’ é o mote de Évora para a Capital Europeia da Cultura, representando um modo de vida e património imaterial da região, refletindo a necessidade de abrandamento do ritmo de vida.

“Após Lisboa em 1994, o Porto em 2001 e Guimarães em 2012, Évora será a quarta cidade portuguesa a receber o título de Capital Europeia da Cultura, em 2027. Trata-se de uma oportunidade única para que uma cidade e os seus arredores tragam a cultura e a Europa para o centro das suas comunidades. É o momento propício para que os eborenses descubram a rica diversidade cultural do nosso continente e os elementos comuns que partilhamos enquanto europeus. As Capitais Europeias da Cultura ilustram a vontade da UE de criar uma união que reúna as pessoas em torno de valores comuns, como a liberdade de expressão, o Estado de direito, a democracia e a paz. Espero que Évora possa colher a longo prazo todos os benefícios culturais, económicos e sociais que a Capital Europeia da Cultura pode trazer”, referiu Mariya Gabriel, comissária europeia da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, citada no site da Comissão Europeia.

O processo de seleção teve início em novembro de 2020 e candidataram-se doze cidades portuguesas: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Viana do Castelo, Ponta Delgada e Vila Real. Destas foram eleitas como finalistas as cidades de Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada.

Este ano, há três cidades capitais europeias da Cultura: Kaunas (Lituânia), Esch-sur-Alzette (Luxemburgo) e Novi Sad (Sérvia). Em 2027, serão duas: Évora e a cidade de Liepaja, na Letónia.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo