Página  >  Notícias  >  Final do Torneio de Retórica de Guimarães decorre a 24 de outubro

Final do Torneio de Retórica de Guimarães decorre a 24 de outubro

Desde o início do ano que escolas do concelho de Guimarães têm estado a trabalhar o exercício de argumentar e de falar em público, no âmbito do Torneio de Retórica de Guimarães. A 24 de outubro, no Teatro Jordão, realiza-se a final do torneio, que tem organização da ASMAV (Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense), com o apoio da autarquia.

“Na vida contemporânea, cada vez mais, quem toma a palavra e quem sabe tomar a palavra é que tem lugar”, referiu Francisco Teixeira, da ASMAV, em declarações ao Mais Guimarães. O responsável reconheceu o esforço e a qualidade do trabalho que tem sido apresentado. “Este espaço de preparação científica, pedagógica e cívica é para nós uma grande alegria, com um enorme entusiasmo das escolas, dos professores e dos alunos.”

O exercício cívico de argumentação e de falar em público está na base do Torneio de Retórica de Guimarães. Numa primeira fase, os debates realizaram-se a nível interno nas escolas secundárias do concelho, através de um processo de eliminatórias. Depois, as turmas vencedoras das quatro escolas participantes (Caldas das Taipas, Francisco de Holanda, Martins Sarmento e Santos Simões) disputaram um lugar na final, que vai decorrer no dia 24.

O torneio contou com o envolvimento de todas as turmas do 11º ano do ensino secundário, científico-humanistas e ensino profissional, do concelho de Guimarães, totalizando 56 turmas, com cerca de 1.350 alunos.

“O Torneio de Retórica estrutura-se em três componentes: dimensão curricular, científica e pedagógica, a cargo das escolas; dimensão logística, organizativa e de apoio institucional a cargo da Câmara Municipal de Guimarães e ASMAV, assegurando a autonomia pedagógica e curricular das escolas”, lê-se no site da autarquia.

©Câmara Municipal de Guimarães | Apresentação do Torneio de Retórica de Guimarães


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo