Página  >  Notícias  >  Gulbenkian apoia integração de crianças ucranianas refugiadas

Gulbenkian apoia integração de crianças ucranianas refugiadas

A Fundação Caslouste Gulbenkian vai apoiar a integração de crianças ucranianas refugiadas, com a implementação de 55 ‘Grupos ABC – Aprender, Brincar, Crescer’ (GABC) em todo o país.

A fundação assinou, em maio, um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa e a associação Caminhos da Infância para acolher dez crianças refugiadas, com idade inferior a seis anos (e os seus cuidadores) num playgroup GABC, que funciona duas vezes por semana, até setembro, nas suas instalações, em Lisboa.

Este é um dos 55 playgroups implementados, em todo o país, por 18 organizações sem fins lucrativos, que estimam alcançar, numa primeira fase, entre 429 e 505 crianças refugiadas e as suas famílias, refere a fundação, em comunicado, acrescentando que esta iniciativa vai dar-lhes a possibilidade de sociabilizarem e de aprenderem a língua portuguesa, promovendo a sua integração e a das suas famílias.

A metodologia GABC reúne entre cinco e dez crianças e seus cuidadores, pelo menos duas vezes por semana, em espaços de diferentes tipologias, para interagirem e brincarem em conjunto. As sessões são dinamizadas por dois monitores que, ao longo de duas horas, promovem contextos de socialização e de experimentação estimulantes, através de brincadeiras e atividades informais favoráveis à aprendizagem, explica a Gulbenkian.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo