Página  >  Notícias  >  Dia Mundial do Refugiado assinalado com semana de atividades

Dia Mundial do Refugiado assinalado com semana de atividades

Celebrado a 20 de junho, o Dia Mundial do Refugiado vai ser assinalado com uma semana de atividades em Lisboa, no Seixal e no Porto. Organizada pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) e pela Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), a iniciativa vai decorrer de 20 a 24 de junho.

A semana de celebração vai ter início com um concerto solidário, a ter lugar na Fábrica do Braço de Prata, em Lisboa, às 21h00. A iniciativa vai contar com a participação de vários artistas, como Maria João, Daniel Rolim e Julio Brechó. O valor angariado através de donativos realizados no local vai reverter a favor da missão do JRS e da PAR.

Destaque também para outras atividades, como a apresentação do primeiro episódio do podcast ‘Histórias da Nossa Terra’, que relata histórias de vida de alguns refugiados e as dificuldades por que passaram até encontrarem um novo lar em Portugal; um torneio de futebol para refugiados, com o apoio da Fundação Benfica, da Cruz Vermelha e do Seixal 1925; um jogo de matraquilhos humanos; conferências e palestras; entre outras.

“O objetivo desta semana é celebrar as vitórias de todos aqueles que tivemos a alegria de acolher, sejam eles todos os novos alunos de português, novos currículos, crianças na escola, novos lares e casas por todo o país. A integração é uma maratona e todas as conquistas devem ser celebradas! Todos os dias ouvimos histórias de quem procura recomeçar num país seguro, num país pleno de direitos, de quem em Portugal encontrou a hospitalidade necessária para esse recomeço. Infelizmente, vivemos num mundo onde continuamos a lutar contra a exclusão e, nesta semana, apelamos à solidariedade, à inclusão e à integração. Em dias como este, queremos celebrar a hospitalidade da sociedade civil e mostrar como o constante apoio dos nossos parceiros é fundamental para que todos aqueles que chegam se sintam em casa”, refere André Costa Jorge, diretor do JRS Portugal e coordenador da PAR, em nota de imprensa.

Mais informações em www.refugiados.pt/acolher-e-refugiar.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo