Página  >  Notícias  >  A relação entre a escola e a família em análise

A relação entre a escola e a família em análise

A Kinderpedia Portugal, empresa com solução de comunicação e gestão para a educação nas escolas, organizou o webinar ‘Relação Escola-Família: Indicador de sucesso e felicidade para os nossos filhos’, focando-se na relação entre a escola e a família, e abordando as mais-valias dessa ligação e da tecnologia para o futuro dos estudantes, explica a Kinderpedia, em comunicado.

O webinar foi orientado por Rui Pires, presidente da Fapoestejo (Federação Associações Pais do Oeste, Lezíria Tejo e Médio Tejo) e membro da Confap (Confederação Nacional de Associações de Pais), que começou por assinalar que “a ligação entre a família e a escola é essencial", dando o exemplo da própria Fapoestejo, que “representa três comunidades intermunicipais e onde existe menos abandono escolar é no Médio Tejo. É uma zona mais interior, onde há menos e, por isso, existe uma proximidade muito grande da família com a escola e vice-versa”.

Neste capítulo, Filipa Lemos Cristina, country manager da Kinderpedia Portugal, complementou que “há vários psicólogos que defendem que as relações colaborativas entre escola e família são, de facto, um meio para promover o sucesso e o bom desempenho dos alunos”. E, para que esta relação possa ser melhorada, Rui Pires acrescentou que é necessário que haja “respeito”, incluindo a nível parental entre ambas as partes. “Temos que reeducar”, afirmou, citado na nota de imprensa.

 

 

Avança a empresa que, sobre o papel da tecnologia, Rui Pires referiu que esta “demorou muito tempo a entrar na escola” e que “veio dar uma grande resposta a todas estas questões sociais que vivemos”, criando “uma ligação muito forte com as famílias”. “A tecnologia é primordial e não vai deixar as nossas escolas”, alertando para a necessidade de recursos nas escolas, como boa internet.

Sobre a literacia digital, Filipa Lemos Cristina adiantou que “temos todos que aprender a trabalhar bem com estas ferramentas e a escola é, de facto, um espaço que nos pode ajudar a desenvolver essa mesma competência”.

O webinar abordou ainda o papel da empatia. Rui Pires salientou a importância de haver um bom ambiente na escola. “Acredito no conceito de escola feliz porque, sem essa escola feliz, a aprendizagem perde-se”, num contexto em que “é essencial escutar as nossas crianças e jovens”. E sustentou: “A escola tem de ser desafiante e a escola, no seu todo, é o elo principal da nossa sociedade.”

A Kinderpedia Portugal organiza todos os meses uma sessão online temática, que tem como pilares a educação e a tecnologia. O webinar ‘Relação Escola-Família: Indicador de sucesso e felicidade para os nossos filhos’ está integrado nessa iniciativa, que pode ser acompanhada na página de Facebook da empresa.

©Kinderpedia Portugal


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo